sábado, 21 de agosto de 2010

TRABALHO-3ºENSINO MÉDIO - GEOGRAFIA DAS RELIGIÕES










Realizar uma pesquisa sobre o tema, abordando:

1.Origem
2.Fatos Históricos
3.Distribuição Espacial
4.Curiosidade

TEMAS:
  • Cristianismo
  • Islamismo
  • Budismo
  • Hinduísmo
  • Judaísmo.

18 comentários:

  1. 3º A - Islamismo - Danilo, Juan, Vanderson, Carlos Adriano e Guilherme26 de agosto de 2010 às 16:33

    O Islamismo não é uma religião nova, tem aproximadamente 1500 anos, e é tão antiga quando o cristianismo. Hoje cerca de 1.300.000.000 (um bilhão e trezentos milhões á um bilhão e quinhentos milhões) da população mundial são mulçumanos. (Um quinto da população do planeta). É a religião que mais cresce. Cerca de 70% dos intelectuais que se convertem a uma crença, escolham o islamismo.


    Praticamente em todos os paises do mundo existem mulçumanos.

    A maioria dos muçilmanos fika concentrado no Norte da África, Europa Central e Oriente médio




    A invasão muçulmana da Península Ibérica, também chamada conquista árabe ou conquista muçulmana, refere-se a um série de deslocamentos militares e populacionais ocorridos a partir do esforço iniciado em 711, quando tropas muçulmanas vindas do Norte de África, lideradas pelo general Tárique, cruzaram o mar Mediterrâneo, na altura do estreito de Gibraltar, e entraram na península Ibérica.Após a vitória, termina o Reino Visigótico de Toledo.

    Nos séculos seguintes, os muçulmanos foram alargando as suas conquistas na península, assenhoreando-se do território designado em língua árabe como Al-Andalus, que governaram por quase oitocentos anos.

    Os muçulmanos possuem cinco obrigações religiosas e são consideradas como "os cinco pilares do Islã: Não há outro Deus senão Ála, e Mohammed é seu profeta. Orar cinco vezes ao dia, voltado com o rosto na direção de Meca. Caridade, dar esmola (Zakat) Jejuar durante o Ramadan, o nono mês do ano lunar, do nascer ao por do sol. Peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme Augusto 3 ª26 de agosto de 2010 às 16:36

    No terceiro "Parágrafo" , em vez de "Muçilmanos" , é Correto "Mulçumanos".

    ResponderExcluir
  3. Cristianismo

    A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.
    Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia idéias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos. Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia. Sua família era muito simples e humilde. Por volta dos 30 anos de idade começa a difundir as idéias do cristianismo na região onde vivia. Em suas peregrinações, começa a realizar milagres e reúne discípulos e apóstolos por onde passa. Perseguido e preso pelos soldados romanos, foi condenado à morte por não reconhecer a autoridade divina do imperador. Aos 33 anos, morreu na cruz e foi sepultado. Ressuscitou no terceiro dia e apareceu aos discípulos dando a eles a missão de continuar os ensinamentos.
    O Cristianismo começou como uma seita judaica e é classificada como uma religião abraâmica. Originária do Leste do Mediterrâneo, cresceu rapidamente em tamanho e influência dentro de poucas décadas. Pelo século IV, havia se tornado a religião oficial do Império Romano. Durante a Idade Média, grande parte da Europa foi cristianizada. Entretanto, os cristãos ainda eram uma minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Após a Era dos Descobrimentos, através da obra missionária e das colonizações, o Cristianismo se espalhou para a América, Austrália e no resto do mundo. Por isso, o cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza a sociedade ocidental.
    Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. É hoje a maior religião mundial, adotada por cerca de 33% da população do mundo.
    As principais datas comemoradas são o Natal, onde é a celebrado o nascimento de Jesus Cristo , a Páscoa que é a ressurreição de Jesus , Pentecostes que celebrado 50 dias após a Páscoa e recorda a descida e a unção do Espírito Santo aos apóstolos.
    Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Devido a isso, existem também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo crêem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.


    Nomes:Thomas,Vanderson,Mateus,Danielle,Juliano

    ResponderExcluir
  4. Correção: Jesus Cristo não foi perseguido pelo Império Romano, pois estes não possuiam prova contra Jesus. Caifás, príncipe dos sacerdotes, acreditava que Jesus era uma ameaça, pois pregava a paz entre outros. Ele junto com os escribas e fariseus entregaram Jesus a Pôncio Pilatos e este o entregou a Herodes. Herodes devolveu Jesus a Pilatos que lavou suas mãos e o entregou ao povo que por sua vez o crucificou.


    Obs. 1º :Poucos dias depois do nascimento de Jesus, Herodes, rei da Judéia ouvindo falar que Jesus era o rei dos judeus, fica com medo de seu trono ser ameaçado e manda seus soldados a Belém, com ordem de matar todos os meninos de 2 anos para baixo.

    Obs. 2º : O Império Romano perseguiu os cristãos, não Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e outra jesus era perseguido por paulo de tarso

      Excluir
  5. Nomes: Carolina, Cláudio, Gabriela, Jonathan Nº 25,01,27,09 3°B

    CRISTIANISMO

    Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e do Judaísmo.
    Os seguidores de Jesus são chamados de Cristão, tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O Livro Sagrado dos cristão é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas e etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristão primitivos viviam, etc.
    O Cristianismo começou como uma seita judaica. Originária do Leste do Mediterrâneo, cresceu rapidamente em tamanho e influência dentro de poucas décadas. Pelo século IV, havia se tornado a religião oficial do Império Romano. Durante a Idade Média, grande parte da Europa foi cristianizada. Entretanto, os cristãos ainda eram uma minoria religiosa no Oriente Médio, Norte da África e em partes da Índia. Após a Era dos Descobrimentos, através da obra missionária e das colonizações, o Cristianismo se espalhou para a América, Austrália e no resto do mundo. Por isso, o cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza a sociedade ocidental.
    Devido a isso, existem também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo crêem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.

    Podemos considerar três períodos que definem a concepção e filosofia do Cristianismo:

    *Cristianismo primitivo: Caracterizado por uma heterogeneidade de concepções.

    *Patrística: Ocorrida no período entre os séculos II e VIII, com a transformação da nova religião em uma Igreja oficial do Império Romano por Constantino e a formação de um clero institucionalizado, e cujo doutrinário expoente foi Santo Agostinho.

    *Escolástica: A partir do século VIII e cujo expoente foi São Tomás de Aquino, que afirmou que fé e razão podem ser conciliadas, sendo a razão um meio de entender a fé.

    ResponderExcluir
  6. Nomes: Carolina, Cláudio, Gabriela, Jonathan Nº 25,01,27,09 3°B

    CONTINUAÇÃO

    A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental (separada do catolicismo em 1054) e o protestantismo (que surgiu durante a Reforma Protestante do século XIV). O protestantismo é dividido em grupos menores chamados de denominações.

    A Igreja Católica, chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objectivo é a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, ela administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo.

    Igreja Ortodoxa, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Ortodoxa ou Igreja Ortodoxa Oriental, é uma das principais Igrejas cristãs da atualidade. A Igreja Ortodoxa vê a si mesma como a verdadeira igreja instituída por Jesus Cristo, e a seus líderes, sucessores dos apóstolos. Em que pesem diferenças teológicas, organizacionais e de espiritualidade não desprezíveis, no todo sua doutrina é semelhante à da Igreja Católica; preserva os sete sacramentos, o respeito a ícones e o uso de vestes litúrgicas nos seus cultos (denominados de divina liturgia). Seus fiéis são chamados de cristãos ortodoxos.
    A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana separaram-se no século XI. Por essa razão os ortodoxos não reconhecem a autoridade do Papa, não aceitam os dogmas proclamados pela Igreja Católica Romana em séculos recentes, tais como o da Imaculada Conceição e o da infalibilidade papal, e não consideram válidos os sacramentos ministrados por outras confissões cristãs.

    Protestantismo é a denominação dada a um dos grandes ramos do Cristianismo. O Protestantismo refere-se ao conjunto de igrejas cristãs e doutrinas que se identificam com as teologias desenvolvidas no século XVI na Europa Ocidental, na tentativa de reforma da Igreja Católica Apostólica Romana, por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o ex-monge agostiniano Martinho Lutero, de quem as igrejas luteranas tomam seu nome. Porém, a maior parte dos cristãos europeus (especialmente na Europa meridional) se opuseram as tentativas de reforma, o que produziu um cisma no Cristianismo ocidental resultante da separação entre as emergentes igrejas reformadas e a Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  7. Nomes: Carolina, Cláudio, Gabriela, Jonathan Nº 25,01,27,09 3°B

    CONTINUAÇÃO

    REFORMA

    No século XVI surge entre os católicos um movimento que reivindica a reaproximação da Igreja do espírito do cristianismo primitivo. A resistência da hierarquia da Igreja leva os reformadores a constituírem confissões independentes.
    Os principais reformadores são Martinho Lutero e João Calvino, no século XVI. A Reforma difunde-se rapidamente na Alemanha, Suíça, França, Holanda, Escócia e Escandinávia. No século XVI surge a Igreja Anglicana e, a partir do século XVII, as igrejas Batista, Metodista e Adventista.
    As igrejas nascidas da Reforma reúnem cerca de 450 milhões de fiéis em todo o mundo.
    Doutrinas dos reformadores - Os pontos centrais da doutrina de Lutero são a justificação de Deus só pela fé e o acesso ao sacerdócio para todos os fiéis.
    Calvino acrescenta a doutrina da predestinação dos fiéis. As diferenças doutrinais entre os dois dão origem a duas grandes correntes: os luteranos e os calvinistas.
    A Reforma abole a hierarquia e institui os pastores como ministros das igrejas. As mulheres têm acesso ao ministério e os pastores podem se casar.

    A Igreja

    O cristianismo acredita na Igreja (ekklesia), palavra de origem grega que significa "assembleia", entendida como a comunidade de todos os cristãos e como corpo místico de Cristo presente na Terra e sua continuidade


    Denominação:

    A maioria das denominações cristãs professa crer na Santíssima Trindade.
    A doutrina das denominações cristãs difere do monoteísmo judaico visto que no judaísmo não existem três pessoas da Divindade, há apenas um único Deus, e o Messias que virá e será um homem, descendente do rei David.

    A salvação
    O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna., mas vale lembrar que biblicamente, as obras não são capazes de dar a uma pessoa a Vida Eterna, a única maneira de alcançar a Salvação é dando crédito à obra da cruz realizada pelo que os cristãos acreditam ser o filho de Deus, a saber Jesus Cristo.
    A vida depois da morte
    A visão de determinadas religiões cristãs sobre a vida depois da morte envolve, de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno. A Igreja Católica considera que para além destas duas realidades existe o purgatório, um estado de purificação onde ficam as almas que morreram em estado de graça, mas que cometeram pecados.

    Curiosidades:

    No Brasil, de todos que são religiosos, 92% são cristãos.

    Cerca de 16% da população brasileira é evangélica. Não é a toa que o país é conhecido como o maior país espírita e católico do mundo. Também é o segundo país em Testemunha de Jeová, e o movimento que mais cresce é o neopentecostal seguida do pentecostal.

    20% dos evangélicos estão na região norte e 28% da população de Rondônia é evangélica, o maior índice do país. A primeira Igreja Protestante, no Brasil, foi a Igreja da Reformada Holandesa e a maior Igreja evangélica é a Assembléia de Deus, com mais de 10 milhões de membros.

    10% das pessoas no mundo sofrem perseguição por serem cristãos e o catolicismo é o movimento cristão que mais perde adeptos.

    ResponderExcluir
  8. 3ªA - João Rafael 05, Sandrick 12, Brenda 17, Geovanna 24, Paloma 30, Paola 33.

    JUDAÍSMO

    ORIGEM e HISTÓRIA
    O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu origem ao Cristianismo e ao Islamismo. Tem como crença principal a existência de um único Deus, criador de todo o universo. Seus templos chaman-se Sinagogas, seus líderes espirituais são chamados Rabbis ou Rabinos. Seu Livro Sagrado, chamado Torah ou Tanakh é a Bíblia Hebraica, especialmente os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio (pentateuco ). O Talmud é uma coleção de leis que inclui o Mishnah, Targumin, Midrashim, uma compilação em hebraico das leis orais, e o Gemará, comentários dessas leis, feitos pelos rabinos, em aramaico. Segundo as escrituras judaicas, Deus firmou um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido para ocupar Canaã a "Terra Prometida", onde corria leite e mel.
    De acordo com as escrituras judaicas, por volta de 1800 AC, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e seguir para Canaã ( atual Palestina ). Abraão teve dois filhos, o primeiro com sua escrava Hagar chamado Ismael e outro chamado Isaque, com sua esposa Sarah. Isaque tem um filho chamado Jacó. Este, num certo dia, luta com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel, que significa: "Aquele que luta com Deus". Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito onde são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos.
    A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
    Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.
    No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os judeus espalham-se pelo mundo, mantendo vivas sua cultura e religião. Durante a segunda Guerra Mundial, o Povo Judeu é perseguido pelo Nazismo de Hitler e 6 milhões de Judeus foram assassinados no Holocausto. Em 1948, após a criação do estado de Israel, o povo judeu retoma o caráter de unidade política.

    DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL
    Com cerca de 13 milhões de seguidores, o judaísmo é hoje a menor das religiões mundiais. Contudo, teve uma influência e uma distribuição geográfica inversamente proporcionais ao seu tamanho. Suas origens remontam à religião de Estado do antigo reino de Judá, que se extinguiu em 586 a.C..Os judeus sobreviventes enfrentaram o desafio de adaptar sua religião nacional a uma comunidade exilada dispersa entre o Egito e a Mesopotâmia. Seu sucesso é indicado pelo próprio desenvolvimento do judaísmo e pela profunda influência formativa dessa religião sobre duas outras grandes crenças, o cristianismo e o islamismo.
    A Diáspora ("dispersão") ocorrida depois de 586 a.C. levou o judaísmo para quase todos os cantos do mundo, e a religião desenvolveu-se sob a influência das culturas que a abrigaram. A influência foi recíproca, porque os judeus atuaram como grandes transmissores de conhecimento. Por exemplo, a erudição árabe e da Grécia antiga que os judeus sefarditas levaram consigo quando foram expulsos da Espanha foi uma importante centelha para o Renascimento europeu.

    ResponderExcluir
  9. 3ªA - João Rafael 05, Sandrick 12, Brenda 17, Geovanna 24, Paloma 30, Paola 33.

    CONTINUAÇÃO

    CURIOSIDADES
    -Excomunhão:
    O Chérem é a mais alta censura eclesiástica na comunidade judaica. É a exclusão total da pessoa da comunidade judaica. Excepto em casos raros que tiveram lugar entre os judeus ultra-ortodoxos, o cherem deixou de se praticar depois do iluminismo, quando as comunidades judaicas locais perderam a autonomia de que dispunham anteriormente e os judeus foram integrados nas nações gentias em que viviam. Uma discussão mais aprofundada deste assunto pode ser encontrada no artigo sobre o chérem.

    -Muro das Lamentações:
    As ruínas do muro ocidental do Segundo Templo de Jerusalém, de cerca de 200 A.C., destruído pelos romanos em 70 D.C. Este local sagrado vêm judeus, em peregrinações, oferecer preces de lamentação pela destruição do templo, e de esperança pela reconstrução do mesmo. Os cânticos e preces soam como lamentações. Os judeus acreditam que a "presença divina nunca abandona o Muro".

    -Calendário Judaico:
    O calendário judaico é contado desde 3761 a.C.. O Ano Novo judaico, chamado Rosh Hashaná, acontece no primeiro ou no segundo dia do mês hebreu de Tishri, que pode cair em setembro ou outubro. Os anos comuns, com doze meses, podem ter 353, 354 e 355 dias, enquanto os bissextos, de treze meses, 383, 384 ou 385 dias.

    -As Festas Judaicas:
    As datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário lunisolar. As principais são as seguintes:
    -Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.
    -Páscoa ( Pessach ) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 AC.
    -Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C.
    -Rosh Hashaná - é comemorado o Ano Novo judaico.
    -Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.
    -Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.
    -Chanucá - comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.
    -Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

    ResponderExcluir
  10. 3ªA - João Rafael 05, Sandrick 12, Brenda 17, Geovanna 24, Paloma 30, Paola 33.

    CONTINUAÇÃO

    SÍMBOLOS JUDAICOS:
    -Kipá: pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.
    -Arca: representa a ligação entre Deuse o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá .
    -Menorah: com os templos destruídos, tornou-se o principal símbolo fé judaica. Ela é um dos símbolos nacionais do povo judeu e da identdiade de Israel.
    -Estrela de Davi: composta por doistriângulos, um com a ponta para cima e o outro para baixo. Um deles aponta para tudo que é espiritual e santo. O outro aponta para baixo tudo que é terreno e secular. Ao levar uma vida baseada no Torah, o judeu luta para unir o mundo espiritual ao terreno, o sagrado e o secular
    -Torah ou Torá: livro sagrado do Judaísmo

    ResponderExcluir
  11. jessica,dayana,lucimara,mayssara.matheus

    BUDISMO
    Origem:
    O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo.
    Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.
    O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. Por ser uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida, é freqüentemente chamado de "Budismo Humanista".
    Algumas curiosidades e fatos históricos:
    Aos 29 anos, resolveu sair de casa, e chocado com a doença, com a velhice e a com morte, partiu em busca de uma resposta para o sofrimento humano. Juntou-se a um grupo de ascetas e passou seis anos jejuando e meditando. Durante muitos dias, sua única refeição era um grão de arroz por dia. Após esse período, cansado dos ensinos do Hinduísmo e sem encontrar as respostas que procurava, separou-se do grupo. Depois de sete dias sentado debaixo de uma figueira, diz ele ter conseguido a iluminação, a revelação das Quatro Verdades. Ao relatar sua experiência, seus cinco amigos o denominaram de Buda (iluminado, em sânscrito) e assim passou a pregar sua doutrina pela Índia. Todos aqueles que estavam desilusionados pela crença hindu, principalmente os da casta baixa, deram ouvido a esta nova faceta de Satanás. Como todos os outros fundadores religiosos, Buda foi deificado pelos seus discípulos, após sua morte com 80 anos.
    O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Também creêm na lei do carma, segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura. A doutrina é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:

    ResponderExcluir
  12. Germano n°06, Paulo Eduardo n°13, Aline n°21, Estéfani n°25. 3°C


    O judaísmo teve ínicio na antiguidade, a partir do momento que Abraão fez uma aliança com Jeová (Deus), e Este lhe prometeu uma grande descendencia, sendo que Abraão não tinha filhos (segundo a bíblia). Já para os historiadores, a religião foi criada com base em outras religiões. Alguns fatos históricos marcantes foram: A construção do templo em Israel, pelo rei Salomão; A invasão da Babilônia, na qual foram feitos escravos vários judeus; a estadia no Egito por volta de 300 anos; a perseguição feita pelos romanos; a execução dos judeus na França; o massacre geral durante a Segunda Guerra Mundial; etc. A maior concentração de adeptos está nos Estados Unidos e Israel, com a população acima de 5 milhões cada, representando cerca de 80%. Depois vem países como França, Canadá, Reino Unido, etc.
    A primeira religião monoteísta. Após o oitavo dia de nascimento, o filho homem é circuncidado, para mostrar a aliança com Jeová( Brit milá). Para o nascimento de meninas, existe uma comemoração do Zeved habat. O B'nai Mitzvá é a comemoração da chegada de uma criança à maioridade. Um costume da antiguidade era que, quando um filho primogenito morria e não tinha herdeiros, sua mulher, caso estivesse viva, se casava com o segundo irmão e, caso este viesse a morrer, se casava com o terceiro e assim, sucessivamente. A pessoa que tenha APENAS a mãe judia, já nasce judeu, não precisa se converter a religião. Para a religião, para se chegar ao céu, é necessário seguir à risca os 10 mandamentos e, ao morrer, dormirá no seio de Abraão. Não acreditam que Jesus Cristo era filho de Deus. Acreditavam que ele era apenas um profeta assim como Moíses e Elias. Porém, os judeus messianicos creêm na vinda e na filiação de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. VERA, BRUNA 3°C

    BUDISMO

    O budismo é uma "filosofia" (filosofia somente no sentido de ter amor pelo saber superior).
    Buda viveu e desenvolveu seu ensinamento no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos IV e VI a. C.[2]. Ele é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar os seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento, alcançando o Nirvana (páli "Nibbana") e escapando do que é visto como um ciclo de sofrimento do renascimento.
    O budismo pode ser divido em dois grandes ramos: Teravada ("A Escola dos Anciãos") e Mahaiana ("O Grande Veículo"). Teravada é o mais antigo ramo do budismo e é bastante difundido nas regiões do Sri Lanka e sudeste da Ásia, já o segundo, Mahaiana, é encontrado em toda a Ásia Oriental e inclui, dentro de si, as tradições e escolas Terra Pura, Zen, Budismo de Nitiren, Budismo Tibetano, Tendai e Shingon.
    o número de budistas no mundo esta entre 230 milhões e 500 milhões, tornando-o a quinta maior religião do mundo. Sua expansão atinge outros paises como a China, Japão, India e Coréia.
    As bases das tradições e práticas do budismo são as Três Jóias: O Buda, o Darma (ensinamentos) e o Sangha (a comunidade). Encontrar "refúgio na jóia tríplice" é, em geral, o que distingue um budista de um não-budista.
    Fundado por Sidarta Gautama, o budismo é uma religião sem deuses.

    Os budistas pregam que o ser humano está condenado a reencarnar sucessivamente e passar pelas dores e sofrimentos do mundo material. O que ela faz durante a vida pode refletir na outra vida e assim sucessivamente. É o chamado carma.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. eu acho td isso uma besteira

    ResponderExcluir