terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ponto de Vista - 2º Ensino Médio/Matrizes Culturais do Brasil










Alunos do 2º ano, sites para pesquisa.
http://www.socioambiental.org/

http://www.afroasia.ufba.br/index.php

http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/

48 comentários:

  1. O que o minísterio do Meio ambiente esta fazendo é muito importante pois o Brasil esta entre os dez maiores emissores atuais de gases de efeito estufa.

    ResponderExcluir
  2. Allan 2°A socioambiental
    os indios fulnio são os únicos do nordeste que conseguiram manter suas tradições quanto a lingua falada ``Dialeto ´´,e quanto aos seus rituais.

    ResponderExcluir
  3. EDUCAÇÂO DIFERENCIADA INDÌGENA

    A educação indígena que foi a politica que colocou as missões para a educação que ajudava os indios na diversa coisa como biblias e não ensino de conhecimento não-indigenas.E com o fim das missões mesmo assim continuou as missões .
    E não param com os metodos e caminharão em direção ao rumo da educação e contudo isso o estado e municipios dificutaram e criou o mecanismo que deferente no atendimento que tem sido padronizado nas escolas.

    n:29 serie:2A

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, amei o blog.
    mucho loko!

    USTED ME ENOJA Y ME ABURRECE!
    achei bem lagal os temas.

    MAIARA,2ª B,28

    ResponderExcluir
  5. http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/
    Eu li sobre o racismo... Eu acho que não devemos ter racismo pois somos todos iguais depende da nossa cor..

    - gotei muito do seu blog prof Edson ...
    - Kamilla 2°B nº27

    ResponderExcluir
  6. http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/

    Racismo

    Apesar de toda modernidade de hoje em dia,de toda modernidade da sociedade,infelizmente ainda existe muita discriminção entre as pessoas.
    O racismo consiste em achar que algumas pessoas são superiores a outras,que não tem capacidade de exercer algo correto pela cor da pele.Acontece muitos casos de pais proibirem as crianças brincarem ou ficarem juntos com crianças de outra etinia,isso realmente é uma vergonha,todos nós somos iguais,não importa a cor da pele,a cor dos olhos,do cabelo,o que importa é que somos por dentro,o caracter,cada um tem que aceitar o proximo independemente como ele seja,pois não existe raça superior,nós somos todos iguais.


    * Querido profº adorei seu blog,muito legal,parabéns pelo capricho!O sr. é um ótimo educador continue sempre assim,tudo de bom.

    - Fernanda Santos n:22 2ºb

    ResponderExcluir
  7. Racismo...

    Eu na minha opnião acho ridiculo as pessoas terem preconceito. Todos são humanos maix infelizmente as pessoas naum reparão nisso, elas são tão mente fechada ki só pensam na cor da pele, na classe social, e isso é péssimo para sociedade..
    Enquanto a cor da pele for maix importante ke o brilho no olhar, haverá guerra...
    Axo o preconceito uma coisa ridicula, e temos ke fazer algo para mudar isso o maix rapido possivel..

    ResponderExcluir
  8. http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/

    Racismo

    - No Brasil infelizmente existe muito preconceito,principalmente com os negros,pessoas que não gostam da outra por causa da cor da pele,pra mim todos somos iguais se a maioria pensasse assim teria um mundo melhor.

    Fernanda oliviera nº23/2ºB

    ResponderExcluir
  9. RACISMO!

    ACHEI BEM LEGAL A MATÉRIA E ACHO QUE AS PESSOAS DEVERIAM DEIXAR O PRECONCEITO E O RACISMO DE LADO.
    ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM ACEITAR AS OUTRAS COMO ELAS SÃO E NÃO PELA COR DA PELE DE CADA UM.
    SE FOR ASSIM NINGUÉM FALA COM NINGUÉM.

    (A RESPEITO DO OUTRO COMENTARIO: O "TU ME ENOJA" E "TU ME ABURRECE", SÃO EXPRESSOES ESPANHOLAS QUE EU DISSE. QUE SIGNIFICA:"VOCÊ ME DEIXA NERVOSA" E "VOCÊ ME EXTERSSA",MAS É BRICADEIRA, VOCÊ NÃO ME "ABURRECE, NI ME ENOJA...")

    MAIARA,2ªB, Nº28

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o brasil é um pais de varias etnias e não tem que ter racismo, preconceito e descriminação.
    O mundo seria bem melhor se não tivesse nada disso.

    Mirlla Caroline,2ªb,nº30

    ResponderExcluir
  11. Acho que as pessoas desse pais se preocupam muito com a raça,a situação da vida ou as roupas que vestem ou a lingua que falam.
    As vezes fico pensando que quando descobriram o brasil, não tinha nada disso, todos se misturavam e ninguem se importava com a etnia.

    Ana Paula,2ºB.18

    ResponderExcluir
  12. número 11 2.A sócioambiental

    CORIPACO EU ENTENDI QUE OS CORIPACOS, ELES FALAM UMA LÍNGUA BANIWA,E ELES VIVEM NA COLÔMBIA E NO ALTO IÇARA.
    OS AMBAS ETNIAS APARENTADAS SÃO EXÍMIA NA CONFECÇÃO DE CESTARIA DE ARUMA,CUJA ARTE MELINAS LHES FOI ENSINADAS PELOS HERÓIS CRIADORES E QUE HOJE VEM SENDO COMERCIALIZADA.E ELA CORRESPONDE A UM COMPLEXO CULTURAL DE 22 ETNIAS INDÍGENAS DIFERENTES

    ResponderExcluir
  13. Os imigrantes vieram para o brasil com o pensamento talvez de ter um emprego como outro qualquer mais ao invés disso foram parcialmente enganados tendo uma vida precária e humilde por causa da exploração de seus chefes e baixo salário para manterem toda sua familia, Italianos e japoneses trabalhando nas lavouras de café e plantações
    começaram um novo marco na historia
    do Brasil.

    wes

    n*13

    2*b

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que para os Yanomamis, as florestas não são só arvores, animais, é muito mais que isso, é uma interação entre os humanos e os não-humanos, a floresta é uma entidade viva e por ser tão valiosa hoje está sendo destruida pelos brancos.

    N°10

    2°A

    ResponderExcluir
  15. Racismo é uma situação muito seria que todos hoje em dia de ''cor'' já passaram por algum tipo de preconceito por isto,as vezes o racismo se esconde na pessoa que não exponha guarda pra se mesma ..eu vejo que dificilmente pela sociedade aonde vivemos acabaria com esse problema,mais estamos lutando para um mundo melhor espero que um dia possamos alcançar essa meta =)
    nº 3 2ªA
    gostei daquela musiquinha lá de call boy ..HAHAA valew profs

    ResponderExcluir
  16. Racismo

    Série: 2º B
    Numero: 2

    O racismo é uma coisa ignorante, todos nós somos iguais mesmo sendo de etnias diferentes, e todos temos que aceitar isso, querendo ou não! Embora no Brasil se fale muito que não existe, sabemos e vemos o racismo bem presente em nossa sociedade, devemos lutar contra este mal!

    ResponderExcluir
  17. socioambiental
    serie:2b
    nome:carla de melo dos santos n:19
    O socioambiental ,se trata de grupo de pessoas que preservam a natureza e tem medo sobre os seus climas pois li um artigo esses dis vi sobre as queimadas na floresta folhas secas q começaram a pegar fogo ai q eu vi q o socioambiental se trata que existem varias pessoa q amam como eu preservar a naturaz a pois sem a naturaza nao somos na da ou menhor nao somos ninguem pois dela q que nos caonseguimos respirar , ar puro fltorest e um lugar cheio de animais felizes por habitarem nele muitas e muitas arvores ul lugar puro, mas hoje nao temos mais floresta assim como antigamente. as vezes eu me pergunto cade as florestao acabou o homem nois destruimos mais isso pode muda r so depende de nos.

    ResponderExcluir
  18. socioambiental
    nome;carlade melo dos santos
    n:19 serie;2b
    sabe quantas populaçao continua grupo(indios) muitos poucos agoram ate eles tem medo da floresta.............
    agora sim acabei .........

    ResponderExcluir
  19. Racismo

    O racismo não é só o preconceito com a cor, mas também com exclusão, distinção, preferencias raciais.
    Não guarde seu racismo, jogue fora!
    Devemos sempre ajudar a quem precisar.

    2°B
    N°03
    Estevão...

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia,ninguem tem coragem de assumir que é racista,pois existe lei.mas demonstra atrávez de pequenas atitudes,por exemplo ter medo de passar na mesma calçada achando que pode ser assaltado(a) só por que é um negro que está passando.Isso é um absurdo,mas infelismente isso acontece,mesmo não vendo só os negros sabem o que passa.
    2°B n°26 jennifer

    ResponderExcluir
  21. Luciano N 9 Serie 2A
    Racismo

    Eu acho que deve ser mais divulgada; pois a maioria da população brasileira tem dentro de si
    uma discriminação racial sim, e a porcentagem é
    grande, vai ser difícil consientizar a população, que perante aos homens somos todos iguais, pois se for verificar nossos parentescos lá trás ; vamos ver que nenhum de nós somos brancos e sim afro descendentes.

    valeu prof blog legal

    ResponderExcluir
  22. A educação diferenciada indígena

    A educação escolar indígena vem se transformando ao longo dos séculos. Por isso os povos indígenas lutam para garantir seus direitos diferenciados dentro da sociedade, e que seja utilizado o uso da língua indígena no ensino escolar.

    Brenda 2ªA

    ResponderExcluir
  23. Lucas Fernando do 2°B diz:
    Bom,escolhi falar de racismo pra dizer que isso está se tornando cada vez menor e a principio eu já vou logo dizendo que apesar de ser pequena a quantidade de pessoas que conheço a muitos delas que são preconceituosos e acham isso normal por exemplo tem alguns amigo negro vão e ficam chamando de preto ou de "neguinho".
    Eu já cheguei chamar negro de "preto", mas é porque eu não sabia que era errado mas têm gente que chama não porque confundiu ou não sabia que era errado mas chama por apenas insulto e algo assim.
    E também eu acho muito errado algumas comunidades no orkut e alguns grupos de outras coisas sei lá, é que pro exemplo têm algumas pessoas que encontram preconceitos em tudo e nos mínimos detalhes e eu acho que esses negros que na verdade são racista.Mas também existem alguns racistas que têm brincadeiras racistas e são pegos no "flagra" e dizem que estão brincando eu acho isso muito errado .
    by:Lucas Fernando

    ResponderExcluir
  24. professor senhor não ira darnota pras garotas de comentérios rídiculos não né por favor..
    que nem esse aki"http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/
    Eu li sobre o racismo... Eu acho que não devemos ter racismo pois somos todos iguais depende da nossa cor..

    - gotei muito do seu blog prof Edson ...
    - Kamilla 2°B nº27"

    ResponderExcluir
  25. Caroline n° 21
    2°A

    Povos Indígenas

    Existem 3 tipos de subgrupos guaranis, Guarani-Ñandeva, Guarani-Kaiowa e Guarani-Mbya que mesmo sendo guaranis eles têm culturas diferentes, língua, costumes, práticas rituais, organização política e social, orientação religiosa e diferentes modos de interpretar a vida.
    Por si só, cada subgrupo é uma família.

    ResponderExcluir
  26. Caroline n° 21
    2°A

    Cont.

    Por si só, cada subgrupo é uma família...
    q passa de geração em geração seus costumes.

    ResponderExcluir
  27. Presidenciáveis recebem questionário sobre mudanças no Código Florestal

    é importante que as pessoas saibão o que cada candidato pretende fazer sobre a questão do meio ambiente.
    é sim preucupante o progeto da câmara dos deputados reduzirem o numero áreas de prevenção. o mais impotante é saber o que candidato vai fazer sobre essa lei.
    os candidatos a presidencia que promete grandes melhorias para a saúde, educação, e segurança. esquece um pouco do meio ambiemte que é um dos temas mais importante atualmente para a população.
    espero que cada um ofereca boas sugestões para a melhorar o meio ambiemte.
    parabens para o dia da biodivesidade.

    nº 8
    2º b

    ResponderExcluir
  28. Nome: Wendel Ida Moreira Dias n*12 serie: 2*B

    Racismo é uma coisa que tem muito no brasil, porém a maioria das vezes vem como brincadeira. Oque acho mais estranho, é que se voce for assistir por exemplo, o concurso de piadas do Tom Cavalcante, ou compra um livro de piadas em uma banca de jornal, a grande maioria das piadas são de portugueses e loiras. Isso não seria racismo também?
    Ja perdi a conta das vezes que eu estava na escola ou na rua, e passa algum muleque que nem conheço imitando sons e movimentos de luta, dizendo coisas sem sentido falando que é chines ou japones. Eu particularmente nem ligo pra essas coisas, mas aposto que se eu começasse a imitar macaco e bater no peito na frente de um preto, seria capaz que eu apanhasse e fosse considerado por muitos como racista. Posso chamar alguem branco de branco, japones de japones mas não posso chamar preto de preto?
    Então esta ai minha opinião, no Brasil existe muito racismo sim, mas geralmente o povo só percebe quando é com algum negro. Pois quando se conta uma piada de loira todos riem, já quando se conta uma piada de negro, a tendência das pessoas, é mesmo que achar engraçado é se espantar um pouco com a situação e eu ficar com fama de racista. Do mesmo geito que nós sabemos que loira nem portugues são burros, sabemos que pretos não são ladrões ou literalmente pretos. O racismo ta muito mais na cabeça que na boca das pessoas.
    Acho que não preciso dizer qual dos textos eu li não é?


    Da uma olhada no muleque que quer ser negro:
    http://www.youtube.com/watch?v=X8C0qRXncxA&feature=fvst

    ResponderExcluir
  29. CARAMBA!Eu não li isso : Eu acho que não devemos ter racismo pois somos todos iguais depende da nossa cor...

    ResponderExcluir
  30. N 25 2A

    O existe já a muito tempo,geraçoes e geraçoes sofreram e sofrem ate hoje. Triste realidade porem, hoje ha uma grande diferença com o passado, algumas pessoas respeitam mais do que as outras .
    E muito dificil conviver com esse tipo de preconceito , por que imagine se a gente nao tivesse visão jamais haveria esse tipo de preconceito! A aparecia é só um detalhe! o meu ponto de vista é que a cada dia mais o preconceito vai diminuindo. preconceito pela diferença de cor é bem complicada pois nao tem como esconder de que cor você é.

    ResponderExcluir
  31. NOME:Tayná nº:31 serie:2ºB
    O Racismo é algo que infelismente nunca irá acabar,seja por brincadeiras,apelidos ou até mesmo de uma pessoa ter nojo da outra por cor da pele ou algum problema que tenha (seja de saúde ou mental).
    Mas se cada um fizer sua parte,e,deixar o preconceito de lado poderemos ter uma vida melhor,pois racismo e preconceito nâo leva a lugar algum.

    ResponderExcluir
  32. O racismo sempre existiu e infelismente sempre vai existir na sociedade,o racismo acontece frequentemente com negros, pois mesmo que seja de classe alta ou baixa sempre é descriminado de alguma forma."independente de cor ou classe social, somos todos iguais, porem há pessoas que se tornam diferentes por descriminar outros que mesmo de outra cor o sangue que corre nas veias é da mesma cor"

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Thiago :2°A.Socioambiental :Os indios fulnio é o único grupo indigena que conseguiu manter suas tradições:Lingua fala (Dialeto) e seus rituais(Religião_

    ResponderExcluir
  35. Professor vc é boy eimm.....

    ResponderExcluir
  36. Mundurucu, é uma tribo indigena, muito guerreira. Eles dominavam a região do VAle dos tapajós, que nos primeiros seculos, era conhecida como Mundurukânia.
    Hoje eles ainda lutam, mais é para proteção e garantia de seus territórios, que é ameaçado pela atividades que são ilegais sobre garimpos e tambem sobre a projetos de uma construção de hidrovia nos tapajós,Esse povo indígena é pertencente à família lingüística Munduruku, do tronco Tupi.

    Eu Acho que os governos deveriam se concientizar um pouco mais a respeito dos indios, e analisar que não podem tirar a moradia deles.

    Os indios são não são diferentes das outras pessoas, e devem ter os msm direitos.

    Thamires 2°C. N°34 =, Noite! MBG

    ResponderExcluir
  37. RACISMO
    O Racismo é predominante no mundo, se vc fizer perguntas á algumas pessoas esse sentimento não se manifesta mais se fizer um teste sem a pessoa saber ai vc vai ter a certeza das perguntas que vc na havia feito antes.
    Na minha opinião o racismo não deveria existir porque todos somos iguais só temos a diferen/a de cor e como falamos mais nada disso pode deixar que nos diferencie dos outros

    Glaucia,nº25,2ºC

    ResponderExcluir
  38. eu achei esse tema do racismo oh mas legal
    eh resolve comenta.
    eu acho essa coisa de racismo uma bobagem pq todas as pessoas saõ iguais mas infelismente nem todos pensam assim. o racismo estar no mundo inteiro mas podemos acabar com isso
    racismo ñ ta com nada

    (silmara,nº32 2ºc)

    ResponderExcluir
  39. eu dei uma olhada em todos os sites postados e o mais interessante que eu achei foi sobre o racismo, eu acho que o racismo na sociedade que nós vivemos não tem sentido de existir, todos nós devemos ser respeitados igualmente ,já que não há diferença alguma entre nós todos somos pessoas com valores e sentimentos, por isso cada um tem que fazer a sua parte para acabar com o racismo.
    (gustavo,nº06,2ºc)

    ResponderExcluir
  40. Bem o meu comentario sobre o racismo,'e este..
    acho que pessoas que são racisma não tem noçao do q esta fazendo,pois acho q a cor da pessoa não faz a pessoa enfim tem tantas pessoas q são negras e tem uma boa personalidade claro q tem umas q não são boa gente,mas tbm são comos os brancos q tbm tem uns q tem personalidades e outros não...enfim as pessoas o mundo esta voltado muito no preconceito o mundo esta mudado..As pessoas não se respeitam mais,noss mas o racismo 'e uma coisa q não se descuite..o mundo deveria mudar e as pessoas deveriam se socializar ..enfim essa 'e minha opinião..valeu
    ANDREIA N-17. SERIE-2C. PERIODO-NOTURNO

    ResponderExcluir
  41. a moir ignorância do brasileiro é o racismo! Ainda não entendo que com tanta diversidade racial no país, o preconceito ainda é forte.

    Gustavo
    2°c
    n°05

    ResponderExcluir
  42. musica nova hein!
    é lady gaga?
    auehuaehuhae

    ResponderExcluir
  43. ''O racismo consiste em achar que algumas pessoas são superiores a outras,que não tem capacidade de exercer algo correto pela cor da pele.Acontece muitos casos de pais proibirem as crianças brincarem ou ficarem juntos com crianças de outra etinia''.
    Não sei como num pais tão grande ainda existe preconceito por cor de pele.Isso é coisa de gente sem cultura!!

    ResponderExcluir
  44. "Racismo"Dayane Farias
    Nº21
    2ºB
    Bom,o racismo é um dos preconceitos mais "ridiculos"na minha opinião,pois não é a cor da pele da pessoa que diz o que ela é.Muitas pessoas não só no mercado de trabalho ,como na rua , escolas etc, julgam pela a cor da pele ,e não pelo o carater e o conhecimento ,mais o preconceito fala mais alto.No meu dia a dia pude percebe que qualquer tipo de preconceito não leva a nada ,pois todos temos nossas diferenças,mais niguem é melhor que o outro.
    Dayane Farias
    Nº21
    2ºB

    ResponderExcluir
  45. Vannucci
    2ºA.
    nº15 .

    O memorial do imigrante é um patrimonio bem interesante , achei que com ele nós podemos ver e saber se nossos antepassados foram escravos ou não , uma forma de ve as suas horigens .

    obs. Muito bom o blog fessor ;-)

    ResponderExcluir
  46. O Racismo Racial e Social.
    Sabemos que no Brasil há muito racismo racial e racismo social, o racismo racial não tem sentido para mim, porque no Brasil é uma mistura de etnias com brancos (europeus), negros (africanos), amarelos (japoneses) e vermelhos (índios), como na minha família o meu pai é da família indigna e minha mãe e da família portuguesa, então nasci com uma mistura de étnicas diferentes, sou branco e levo um A-zão que é um gene dominante e um a-zinho que é gene recessivo e isto esta em mim, ou nas nossas veias, é claro você também pode estar levando um heterozigoto ou um homozigoto em suas veias que andam escondido nas suas gerações antecedentes que veio das etnias diversas isso não importa, o que importa e que sei que somos todos iguais, temos os mesmos sentimentos, as mesmas chances de se dar bem na vida, basta você querer, nesta vida tem pessoas que nos mostram que somos diferenças nas classes raciais e sociais, falando que não nos podemos nos juntar ou misturar. Um exemplo, a mídia nos impõe que são os brancos é os melhores, que os brancos é o centro do mundo, mas esquecem que os negros podem ser melhores do que os brancos, por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, ele é negro, o melhor jogador de futebol (Pelé) ele é da etnia negra, os melhores cantores também são negros. Então somos uma mesma nação, uma mesma sociedade, mas porem a vida não é deste jeito, MAS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA, PODEMOS MUDAR ESTE RUMO DA HISTORIA POR QUE NOS SOMOS A HISTORIA DO AMANHÃ.

    Matheus Ribeiro Xavier nº21 2ºB
    escola: E.E. Mario Bulcão Giudice

    ResponderExcluir
  47. racismo é uma coisa muito importante de se comentar,são pessoas q querem se achar melhores q as outras seja por cor,condição financeira,etc., muito legal o site,muito bom dechar as pessoas cientes q racismo é inútil.



    LUCAS DOS SANTOS RODRIGUES nº16 2ºB
    E.E.MARIO BULCÃO GIUDICE

    ResponderExcluir
  48. RACISMO SÃO PESSOAS QUE QUEREM SE ACHAR MELHORES QUE AS OUTRAS,DECHANDO DE FORMA QUE AS HUMILHEM,DECHANDO ELAS PRA BAIXO.MUITO IMPORTANTE FALAR DE RACISMO,HOJE TEM MUITO ISSO NO MUNDO E É IMPORTANTE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DE QUE ESSA COISA NÃO LEVA A NADA E SÓ SERVE PARA DESTRUIR A PROPRIA VIDA.

    LUIZ GUSTAVO B. VITOR nº19 2ºB
    E.E.MARIO BULCÃO GIUDICE

    ResponderExcluir