sábado, 10 de outubro de 2009

Alunos do 3º ano - Tema Movimentos Indígenas na Bolívia

Alunos do tema Movimentos Indígenas na Bolívia, postar os seus textos no Comentário do blog (abaixo)/mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas. Obrigado!

4 comentários:

  1. Nilton N°:10 3°B
    Entrega:21/10/09

    Tema:MOVIMENTO INDÍGENA NA BOLIVIA

    O movimento indígena na Bolívia não é novo, historicamente tem estado presente em grandes lutas. Uma delas é insurreição Aymara de 1780, em plena época colonial dirigida pelo cacique Aymara Tupaj Katari. Este movimento perseguia a
    reconstituição da sociedade como era antes da Colônia e isto permanece como uma
    memória histórica no movimento indígena contemporâneo. Outro dos movimentos
    indígenas mais destacados da Bolívia ocorreu na época republicana, entre 1899 e 1900;este foi um movimento dirigido pelo cacique Pablo Zárate Wilka. Estas duas grandesinsurreições, entre outras, constituem referências que marcam a memória do movimentoindígena contemporâneo.Mais recentemente, com a revolução nacional de 1952 foram feitas grandesreformas, entre as quais, a reforma agrária, a instauração da educação gratuita eobrigatória e o direito à participação política dos indígenas mediante o voto universal.Por causa dessa revolução, durante algumas décadas, parecia que havia se perdido amemória de Katary e Wilka. Muitos chegaram a apostar no projeto nacionalizadorhomogêneo,que prometia, entre outras coisas, a “libertação do índio”. No entanto, apartir dos anos 70, e fruto da traição da revolução nacional, surgem importanteslideranças indígenas que questionam a situação existente e denunciam o Estado-Naçãocomo uma estrutura que reproduz o processo de segregação e exclusão dos indígenas,constituindo uma sociedade hierarquizada em função da raça.

    Fonte:www.gritodosexcluidos.com.br

    ResponderExcluir
  2. quero ver imagens ou ilustrações sobre esses movimentos!!!

    ResponderExcluir
  3. obrigada viu amor os outro textos são enormes

    ResponderExcluir
  4. a questao no haiti ; resoluçao 1927/2010 ; a independencia do haiti por favor se poder me ajudar

    ResponderExcluir