O movimento indígena na Bolívia não é novo, historicamente tem estado presente em grandes lutas. Uma delas é insurreição Aymara de 1780, em plena época colonial dirigida pelo cacique Aymara Tupaj Katari. Este movimento perseguia a reconstituição da sociedade como era antes da Colônia e isto permanece como uma memória histórica no movimento indígena contemporâneo. Outro dos movimentos indígenas mais destacados da Bolívia ocorreu na época republicana, entre 1899 e 1900;este foi um movimento dirigido pelo cacique Pablo Zárate Wilka. Estas duas grandesinsurreições, entre outras, constituem referências que marcam a memória do movimentoindígena contemporâneo.Mais recentemente, com a revolução nacional de 1952 foram feitas grandesreformas, entre as quais, a reforma agrária, a instauração da educação gratuita eobrigatória e o direito à participação política dos indígenas mediante o voto universal.Por causa dessa revolução, durante algumas décadas, parecia que havia se perdido amemória de Katary e Wilka. Muitos chegaram a apostar no projeto nacionalizadorhomogêneo,que prometia, entre outras coisas, a “libertação do índio”. No entanto, apartir dos anos 70, e fruto da traição da revolução nacional, surgem importanteslideranças indígenas que questionam a situação existente e denunciam o Estado-Naçãocomo uma estrutura que reproduz o processo de segregação e exclusão dos indígenas,constituindo uma sociedade hierarquizada em função da raça.
Nilton N°:10 3°B
ResponderExcluirEntrega:21/10/09
Tema:MOVIMENTO INDÍGENA NA BOLIVIA
O movimento indígena na Bolívia não é novo, historicamente tem estado presente em grandes lutas. Uma delas é insurreição Aymara de 1780, em plena época colonial dirigida pelo cacique Aymara Tupaj Katari. Este movimento perseguia a
reconstituição da sociedade como era antes da Colônia e isto permanece como uma
memória histórica no movimento indígena contemporâneo. Outro dos movimentos
indígenas mais destacados da Bolívia ocorreu na época republicana, entre 1899 e 1900;este foi um movimento dirigido pelo cacique Pablo Zárate Wilka. Estas duas grandesinsurreições, entre outras, constituem referências que marcam a memória do movimentoindígena contemporâneo.Mais recentemente, com a revolução nacional de 1952 foram feitas grandesreformas, entre as quais, a reforma agrária, a instauração da educação gratuita eobrigatória e o direito à participação política dos indígenas mediante o voto universal.Por causa dessa revolução, durante algumas décadas, parecia que havia se perdido amemória de Katary e Wilka. Muitos chegaram a apostar no projeto nacionalizadorhomogêneo,que prometia, entre outras coisas, a “libertação do índio”. No entanto, apartir dos anos 70, e fruto da traição da revolução nacional, surgem importanteslideranças indígenas que questionam a situação existente e denunciam o Estado-Naçãocomo uma estrutura que reproduz o processo de segregação e exclusão dos indígenas,constituindo uma sociedade hierarquizada em função da raça.
Fonte:www.gritodosexcluidos.com.br
quero ver imagens ou ilustrações sobre esses movimentos!!!
ResponderExcluirobrigada viu amor os outro textos são enormes
ResponderExcluira questao no haiti ; resoluçao 1927/2010 ; a independencia do haiti por favor se poder me ajudar
ResponderExcluir