sábado, 10 de outubro de 2009

Alunos do 3º ano - Tema HAITI

Alunos do tema Haiti , postar os seus textos no Comentário do blog (abaixo)/mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas. Obrigado!

5 comentários:

  1. Suellen Machado n° 33 3°B
    Entrega 19/10/2009
    Tema:HAITI

    No ano de 1492 os espanhóis chegaram à ilha e ocuparam somente o lado oriental. Quase todos os índios nativos da região foram mortos ou escravizados.
    A parte oeste da ilha (atual Haiti) foi cedida à França em 1697, os franceses passaram a cultivar cana-de-açúcar utilizando mão-de-obra escrava africana. Influenciados pela revolução Francesa, os escravos se rebelaram em 1891.
    Conquistaram sua independência apenas em 1804, e se tornaram a primeira nação negra das Américas. Em 1806, um golpe da elite mulata tomou o poder. Já em 1814 o lado leste da ilha foi retomado pela Espanha. Os Estados unidos fizeram uma ocupação no território do Haiti entre os anos de 1915 e 1934.
    François “Papa Doc.” Duvalier foi eleito presidente do Haiti em 1957, ele instalou um governo de terror e ditador, perseguia a oposição e a igreja Católica. Com sua morte em 1971, seu filho Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc. assumiu o poder.

    Em 1986, com o aumento dos protesto populares ele fugiu para a França. O Padre Aristide tornou-se presidente após as eleições de 1990. Um golpe militar no ano seguinte levou Aristide a ser deposto. Os Estados Unidos e a ONU pressionaram o país para que Aristide voltasse a governa a nação.
    Em 1994 o Haiti foi ocupado por uma força multinacional, a qual concedeu o poder novamente a Aristide. Após as eleições de 2004, vencida por Aristide, grupos rebeldes começaram um levante armado que se espalhou pelo país, o que fez com que o então presidente renuncia-se ao governo. Imediatamente a ONU aprovou o envio de tropas armadas para o Haiti, na tentativa de restabelecer ordem.

    Dos 8 mil soldados enviados, a maioria é de brasileiros, pois o Brasil foi o país que mais cedeu homens para a missão e foi escolhido para comandar a operação, a qual continua até os dias atuais.


    Prof Edson

    ResponderExcluir
  2. Andernachela Nº:13 3ºA
    entrega:20/10/2009
    tema:a vida no haiti

    Tudo começou em junho de 2004 por um mandato da ONU e hoje no Haiti se encontram 1.200 soldados brasileiros.Quando os solados chegaram por lá os tiroteios eram constantes e ocorriam a luz do dia,e nas regiões mais distantes haviam os toques de recolher impostos pelas milicias clandestinas.
    Na ultima visita do ministro da defesa Nelso Jobim ele encontra um pais completamente diferente onde agora os soldados patrulam a noite e a pé e onde os haitianos ao pôr-do-sol se trancavam em suas casa hoje assistem a passagem dos soldados.
    Com a chegada dos soldados ao Haiti não so a paz voltou a reinar mais as milicias foram desmanteladas,porem mesmo assim eles ainda enfrenta longas horas de trabalho e não é um trabalho muito facil,maiscom muito esforço chegaram ao resultado esperado
    Acredio que o Brasil um dia tambem chegara a paz tão desejada em nossa nação.
    E as guerras entre milicias e traficantes será apenas um passsado esquecido.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Roberto N°:09 3°B
    Entrega 21/10/09
    Tema:O Haiti
    O Haiti é um país das Caraíbas ou Caribe que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe.
    A Ilha Hispaniola foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1492. Já no fim do século XVI, quase toda a população nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos conquistadores.
    A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida à França pela Espanha em 1697. No século XVIII, a região foi a mais próspera colônia francesa na América, graças à exportação de açúcar, cacau e café.
    Após uma revolta de escravos, a servidão foi abolida em 1794. Nesse mesmo ano, a França passou a dominar toda a ilha. Em 1801, o ex-escravo Toussaint Louverture tornou-se governador-geral, mas, logo depois, foi deposto e morto pelos franceses. O líder Jacques Dessalines organizou o exército e derrotou os franceses em 1803. No ano seguinte, foi declarada a independência e Dessalines proclamou-se imperador.
    Após período de instabilidade, o país é dividido em dois e a parte oriental - atual República Dominicana - reocupada pela Espanha. Em 1822, o presidente Jean-Pierre Boyer reunificou o país e conquistou toda a ilha. Em 1844, porém, nova revolta derrubou Boyer e a República Dominicana conquistou a independência.
    Da segunda metade do século XIX ao começo do século XX, 20 governantes sucederam-se no poder. Desses, 16 foram depostos ou assassinados. Tropas dos Estados Unidos da América ocuparam o Haiti entre 1915 e 1934, sob o pretexto de proteger os interesses norte-americanos no país. Em 1946, foi eleito um presidente negro, Dusmarsais Estimé. Após a derrubada de mais duas administrações governamentais, o médico François Duvalier foi eleito presidente em 1957.

    ResponderExcluir
  4. François Duvalier, conhecido como Papa Doc, instaurou feroz ditadura, baseada no terror policial dos tontons macoutes (bichos-papões) - sua guarda pessoal -, e na exploração do vodu. Presidente vitalício, a partir de 1964, Duvalier exterminou a oposição e perseguiu a Igreja Católica. Papa Doc morreu em 1971 e foi substituído por seu filho, Jean-Claude Duvalier - o Baby Doc. Em 1986, Baby Doc decretou estado de sítio. Os protestos populares se intensificaram e ele fugiu com a família para a França, deixando em seu lugar o General Henri Namphy. Eleições foram convocadas e Leslie Manigat foi eleito, em pleito caracterizado por grande abstenção. Manigat governou de fevereiro a junho de 1988, quando foi deposto por Namphy. Três meses depois, outro golpe pôs no poder o chefe da guarda presidencial, General Prosper Avril.
    Depois de mais um período de grande conturbação política, foram realizadas eleições presidenciais livres em dezembro de 1990, vencida pelo padre esquerdista Jean-Bertrand Aristide. Em setembro de 1991, Aristide foi deposto num golpe de Estado liderado pelo General Raul Cedras e se exilou nos EUA. A Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização das Nações Unidas (ONU) e os EUA impuseram sanções econômicas ao país para forçar os militares a permitirem a volta de Aristide ao poder.
    Em julho de 1993, Cedras e Aristide assinaram pacto em Nova York, acordando o retorno do governo constitucional e a reforma das Forças Armadas. Em outubro de 1993, porém, grupos paramilitares impediram o desembarque de soldados norte-americanos, integrantes de uma Força de Paz da ONU. O elevado número de refugiados haitianos que tentavam ingressar nos EUA fez aumentar a pressão americana pela volta de Aristide. Em maio de 1994, o Conselho de Segurança da ONU decretou bloqueio total ao país. A junta militar empossou um civil, Émile Jonassaint, para exercer a presidência até as eleições marcadas para fevereiro de 1995. Os EUA denunciaram o ato como ilegal. Em julho, a ONU autorizou uma intervenção militar, liderada pelos EUA. Jonaissant decretou estado de sítio em 1º de agosto.

    ResponderExcluir
  5. Considerando que a situação no Haiti ainda constitui ameaça para a paz internacional e a segurança na região, o CS decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que assumiu a autoridade exercida pela MIF em 1º de junho de 2004.
    Fonte: pt.wikipedia.org
    en.wikipedia.org

    ResponderExcluir