sábado, 10 de outubro de 2009

Alunos do 3º ano - Tema FARCS

Alunos do tema Farcs, postar os seus textos no Comentário do blog (abaixo)/mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas. Obrigado!

16 comentários:

  1. Aline nº12 3ºA

    •Origem das FARC:
    A Origem das FARC está ligada à intensa disputa entre setores conservadores e neo-liberais com 20 famílias camponesas que reivindicavam o direito à terra e à educação de seus flhos, que perpassou a primeira metade do século XX na Colômbia, na guerra que durou 16 anos, de 1948 a 1964.Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela revolução cubana, os liberais aliados aos Conservadores que enviam tropas ao povoado de Marquetália.Os camponeses rebelados, na fuga para as regiões montanhosas da Selva, constituem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).Inicialmente as FARC era composta por famílias camponeses e passa a receber crescentemente a influência do Partido Comunista Colombiano.

    •curiosidades:
    •Sequestros:
    Pesquisas de opinião pública indicam que as FARC possuem 93% de rejeição na Colômbia. O motivo de tal antipatia, supõe-se, é devido ao fato de as FARC terem seqüestrado seis mil pessoas nos últimos dez anos, mantendo-os em condições sub-humanas. No final de 2007 o grupo tinha perto de oitocentos reféns em cativeiro.
    •Soldados adolescentes:
    As FARC são acusadas de recrutar adolescentes como soldados. A Human Rights Watch estima que as FARC possuem uma parte dos combatentes menores de idade na Colômbia. Estima-se que entre 10 a 20 por cento dos combatentes da FARC têm menos de 21 anos, num total de aproximadamente 3500 combatentes adolescentes. As FARC recrutam boa parte de seus novos membros entre garotos de 10 a 14 anos de idade. Após se embrenharem na selva, os jovens são isolados do mundo exterior, da família e perdem o próprio nome, substituído por um "nome de guerra".

    Bibliografia: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    ResponderExcluir
  2. Aline nº 12 3ºA

    (continuação)

    A cadeia de comando das FARC está dividida da seguinte forma:
    1. Estado-Maior Central, mais conhecido como o secretariado, é o órgão superior de direcção e de comando das FARC-EP. Os seus acordos, despachos e decisões imperam sobre toda a organização e os seus membros. O secretariado é quem nomeia os líderes de cada bloco, e restringe as áreas que cada bloco deve abranger.
    2. Bloco: grande unidade estratégica de gestão e controle do território. A Colômbia esta dividida em 7 blocos. Cada bloco é composto por cinco ou mais frentes.
    3. Frente: consiste entre 50 a 500 homens e controlam uma determinada zona do país.
    4. Coluna: é uma larga frente.
    5. Companhia: geralmente cerca de 50 homens, permanecem sempre juntos e são responsáveis pelas emboscadas e ataques surpresa contra forças governamentais.
    6. Guerrilha: consiste de dois pelotões.
    7. Pelotão: a unidade básica, composta por 12 combatentes.
    Estado-Maior Central:O Estado-Maior Central é composto por nove figuras ideológicas e militares das FARC-EP. Há especulações de que algumas delas se encontram escondidos em território equatoriano ou venezuelano, o que tem levado a um aumento das operações militares próximas às fronteiras destes países. Outras especulações apontam para as áreas remotas do sudeste da Colômbia. Em março de 2006 o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América ofereceu cinco milhões de dólares para quem fornecer informações que conduzam à captura de uma das 47 figuras principais das FARC, incluindo os membros do Secretariado.

    ResponderExcluir
  3. Aline nº12 3ºA
    (Continuação)

    AS Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia:
    As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo, também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha.Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia.Apesar de não ser membro do foro de São Paulo, que congrega partidos de esquerda da América Latina, as FARC já estiveram presentes em suas reuniões.As FARC são consideradas uma organização terrorista, obviamente, pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados Unidos,Canadá e pela União Européia.As principais organizações internacionais como a ONU e os governos de outros países latino-americanos,como Equador, Bolívia,Brasil,Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação.O presidente Hugo Chávez rejeitou publicamente esta classificação em Janeiro de 2008 e apelou à Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto força beligerante,argumentando que elas estariam assim obrigadas a renunciar ao sequestro e atos de terror a fim de respeitar a Convenção de Genebra, Cuba e Venezuela adotam o termo "insurgentes" para as FARC
    As FARC foram criadas em 64 como aparato militar do Partido Comunista Colombiano. Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha,a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino
    As FARC-EP continuam a se definir como um movimento de guerrilha.Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuem entre 6 000 a 8 000 membros, uma queda de mais da metade dos 16 000 em 2001 (aproximadamente 20 a 30% deles são recrutas com menos de 18 anos de idade]). Outras estimativas disponíveis avaliam em mais de 18 000 guerrilheiros, números que as próprias FARC reclamaram em 2007 numa entrevista com Raul Reyes.As FARC-EP estão presentes em 15-20% do território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes. Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da Colômbia, sendo responsável por boa parte do suprimento mundial de cocaína e pelo tráfico dessa droga para os Estados Unidos

    ResponderExcluir
  4. André Domingues Ibar n-1 3-B

    FARC

    O liberalismo ortodoxo era um ensinamento capitalista que esteve em vigor desde o século XIX.
    E somente em 1929, o mundo começou a ver esta doutrina de uma outra forma.
    Então começaram a refletir sobre a intercessão do Estado na economia,
    visando diminuir a grande tendência dos Estados Unidos.
    Foram tomadas medidas inadiáveis formam seguradas para atender as classes nacionais dos países dependentes
    que estavam pouco resistentes.
    No ano de 1948, as multinacionais estavam intervindo tanto que os grupos liberais e socialistas declararam
    guerra contra os o governo conservador. Ao final desta guerra,os grupos dos liberais deixam o grupo
    das esquerdas para se aliar ao lado conservador.
    No dia 27 de maio de 1964, foi fundada a FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
    Neste mesmo dia foram enviados soldados para Marquetália com o objetivo de conter 50 revoltosos fugitivos,
    que estavam sob o comando de Manuel Marulanda.Estes 50 fugitivos se propagaram e formaram
    um grupo político de revolucionários com aproximadamente 30 mil homens, que agiam em todo o território nacional.
    Este grupo recebeu uma bandeira por lutarem pelo poder político para o povo todo.
    depois de muitas tentativas do governo de Pastrana para conceguir um acordo de paz,
    o presidente tenta acabar com os grupos revolucionários sem pensar na pobreza em que vive o país.
    Com a ajuda econômica-militar estadunidense e a propaganda falsa propaganda das FARC,
    as estratégias de guerra ficaram mais livres e violentas.
    No ano de 2004 o Plano Colômbia foi substituído pelo Plano Patriota,
    Este plano faz uma mediação militar muito evidente no centro da Amazônia sul-americana,
    que é uma região com uma riqueza natural incomparável.
    O EUA apóiam o governo oficial, fornecendo materiais como armas,
    helicópteros e até dinheiro. eles também contribuem com o derramamento de substancias químicas nas regiões
    onde os guerrilheiros estão escondidos, e os rios destas regiões contaminadas deságuam
    no rio da Amazônia brasileira.
    Hoje as FARC não param de atacar estes inimigos,
    até agora foram executados por volta de 5.000 paramilitares.
    As FARC é um grupo guerrilheiro armado, composto por uma milícia civil armada,
    pelo Partido Comunista Clandestino Colombiano, e pelos grupos de simpatizantes.
    Estes grupos dão apoio desde ás ações revolucionárias de guerra,
    apóiam os revoltosos em atividades sigilosas, até o apoio ao abastecimento alimentício.

    A maioria dos guerrilheiros da FARC são camponeses,
    mas também há alguns guerrilheiros com mais formação,
    que estão estudando Política,
    Psicologia e Economia para assumirem os cargos de comando,
    mas todos acreditam nas FARC como uma forma de mudar a política do país.

    fonte:www.colegioweb.com.br

    ResponderExcluir
  5. Jéssica=> 3ºA
    A FARC foi ciada em 27 de Maio de 1964,no mesmo dia muitos soldados foram para Marquetália,com intuito de conter fugitivos revoltados.

    A FARC é um grupo guerrilheiro armado, composto por uma milícia civil armada, pelo Partido Comunista Clandestino Colombiano, e pelos grupos de simpatizantes. Estes grupos dão apoio desde ás ações revolucionárias de guerra, apóiam os revoltosos em atividades sigilosas, até o apoio ao abastecimento alimentício.A maioria dos guerrilheiros da FARC são camponeses, mas também há alguns guerrilheiros com mais formação, que estão estudando Política, Psicologia e Economia para assumirem os cargos de comando, mas todos acreditam na FARC como uma forma de mudar a política do país.
    O que eles querem realmente é derrubar o governo e implantar o comunismo.
    Ultimamente as FARC têm ganhado evidência mais do que conseguiu habitualmente nos últimos anos na imprensa internacional. De dezembro para cá, com a libertação de uma leva de prisioneiros e recentemente com a morte de Raúl Reys, um de seus comandantes, a guerrilha colombiana voltou a tona depois de um período de quase ostracismo.

    As FARC são uma verdadeira instituição paralela na Colômbia e parecem não fazer questão de dá cabo à revolução que propõem para não por em risco os privilégios que detém nas áreas que dominam atualmente. Por outro lado, não há interesse do governo oficial em liquidar a guerrilha e perder a razão de ser dos para-militares que apóia, e que movimentam parte da economia Colombiana com o narcotráfico.
    O conflito colombiano institucionalizou-se no país com uma interdependência entre governo e guerrilha, onde alguém fatura economicamente com a guerra, e a nenhum dos lados interessa o desfecho. Soma-se a isto o interesse norte-americano em ter um pretexto para manter um braço armado na América do Sul, que alcance todas as riquezas minerais da Amazônia, e o melhor deles no momento é a guerrilha colombiana.

    ResponderExcluir
  6. felipe godoy 3ºA nº01

    As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo


    As FARC foram criadas em 64 com o aparato militar do Partido Comunista Colombiano.
    Enquanto originaram-se como um puro movimento da guerrilha, a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de intorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.

    Críticas nacionais e intrenacionais caracterizam as FARC-EP como terroristas.Críticos ao movimento dizem que os métodos da organização desacreditam seus objetivos e suas ideologias. As FARC-EP frequentemente atacam civis não envolvidos no conflito, instalam minas antipessoais, recrutam criança-soldado, mantém reféns para trocá-los contra resgates e por razões políticas, alguns por 10 anos de cativeiro, e são responsáveis pelo deslocamento de milhares de civis atingidos pelo conflito. O porta-voz das FARC-EP Raul Reyes afirmou que elas sempre evitaram as casualidades.
    As FARC-EP são consideradas uma organização terrorista, obviamente, pelo governo da Colômbia e pelos governos dos Estados Unidos, Canadá e pela União Européia.
    As principais organizações internacionais como a ONU e os governos de outros países latino-americanos, como Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação. As FARC-EP ainda se auto intitula uma GUERRILHA.
    O Presidente Hugo Chávez rejeitou publicamente esta classificação em janeiro de 2008 e apelou á Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto "Força Beligerante", argumentando que elas estariam assim obrigadas a renunciar ao sequestro e atos de terro afim de respeitar a convenção de Genebra.
    Segundo estimativas do governo colômbiano, as FARC-EP possuem entre 6.000 a 8.000 membros, um queda de mais da metade dos 16.000 em 2001 (aproximadamente 20 a 30% deles dão recrutas com menos de 18 anos de idade).Outras estimativas disponíveis avaliam em mais de 18.000 guerrelheiros, número que a prória FARC-EP anunciou em 2007 numa entrevista com Raul Reyes.
    As FARC-EP estão presentes em 15-20% do território colômbiano, principalmente nas selvas do Sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes. Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC-EP controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da Colômbia, sendo responsável por boa perte do suprimento mundial de cocaína e pelo tráfico dessa droga para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  7. Thalita nº31 3ºA

    O movimento guerrilheiro colombiano surgiu das lutas revolucionárias que em 1948 faziam resistência à elite orligárquica que achicalhava o país andino e unia liberais e socialistas em busca de reformas políticas. Os primeiros abandonaram o front quando tiveram seus interesses parcialmente satisfeitos e temendo o avanço comunista na luta. Foi quando em 1964 surgiram as FARC, de um grupo de rebeldes que refugiou-se na selva fungindo a uma truculenta repressão do governo. O grupo comandado por Manuel Murilanda adotou posição explicitamente de esquerda e lançou em seus estatutos, ideais muitíssimos louváveis. Sob a bandeira do marxismo, tinham objetivos de tranformações profundas e necessárias à sociedade colombiana.Desde então, 45.000 colombianos morreram pelas mãos de seus integrantes. Só nos últimos cinco anos, mais de 5.000 pessoas foram assassinadas em 930 chacinas.
    Seqüestros, tráfico de drogas, extorsão e assassinatos são as principais técnicas que constam na cartilha das Farc. Estupros de reféns e tortura vêm a reboque, como descreveu Consuelo González, uma das cativas libertadas em janeiro. Suas vítimas são acorrentadas pelo pescoço, obrigadas a marchas forçadas no meio do mato e submetidas a cirurgias improvisadas com facas de cozinha. Não satisfeitas, as Farc transformaram a Colômbia na líder do ranking mundial das vítimas de minas terrestres – em sete anos, 9.500 pessoas foram atingidas pelos artefatos. No mais, recrutam boa parte de seus novos membros entre garotos de 10 a 14 anos de idade. Após se embrenharem na selva, os jovens são isolados do mundo exterior, da família e perdem o próprio nome, substituído por um "nome de guerra".
    As FARC-EP proclamam-se uma organização marxista-leninista de inspiração bolivariana.Elas afirmam defender o pobre agricultor na luta contra as classe favorecidas colombianas e se opõem à influência americana na Colômbia, particularmente o Plano Colômbia. Outros proeminentes interesses das FARC incluem a luta contra a privatização dos recursos naturais, as corporações multinacionais, e as forças paramilitares.

    ResponderExcluir
  8. Thalita nº31 3ºA

    continuação:

    As FARC-EP dizem que estes objectivos motivam os esforços do grupo a tomar o poder na Colômbia por uma revolução armada. Tais esforços são principalmente a extorsão, seqüestro, e participação no tráfico ilegal de drogas.
    As FARC-EP afirmam estarem abertas a uma solução negociada do conflito via um diálogo com um governo flexível, que aceitasse certas condições como a desmilitarização de territórios e a liberação de todos os rebeldes prisioneiros (e extraditados) do movimento.Simultaneamente, elas reclamam que sem estas condições respeitadas, a revolução armada irá continuar como forma necessária de implantar os objectivos políticos do grupo.As FARC também afirmam continuar com a luta armada pois consideram o actual governo hostil

    ResponderExcluir
  9. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo (em castelhano Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo), também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia. Apesar de não ser membro do Foro de São Paulo, que congrega partidos de esquerda da América Latina, as FARC já estiveram presentes em suas reuniões.

    As FARC são consideradas uma organização terrorista, obviamente, pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados Unidos, Canadá e pela União Européia. As principais organizações internacionais como a ONU e os governos de outros países latino-americanos, como Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação. O presidente Hugo Chávez rejeitou publicamente esta classificação em Janeiro de 2008 e apelou à Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto "força beligerante", argumentando que elas estariam assim obrigadas a renunciar ao sequestro e actos de terror a fim de respeitar a Convenção de Genebra. Cuba e Venezuela adoptam o termo "insurgentes" para as FARC[carece de fontes?].

    As FARC foram criadas em 64 como aparato militar do Partido Comunista Colombiano. Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes,[13] o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino[carece de fontes?].

    ResponderExcluir
  10. FARC
    As FARC-EP, o maior grupo paramilitar na América do Sul, são dirigidas por um secretariado liderado desde março de 2008 por Alfonso Cano, e seis outros membros, incluindo o comandante militar Jorge Briceño, também conhecido por Mono Jojoy. A "face internacional" da organização era representada por um outro membro do secretariado, "Raúl Reyes", morto durante o ataque do exército colombiano contra um campo das FARC no Equador em Março de 2008.
    As FARC estão organizadas segundo as linhas militares e incluem diversas frentes urbanas ou células de milícia. A organização adicionou o "-EP" (Ejército del Pueblo) ao seu nome oficial durante a sua sétima conferência em 1982 como expressão da expectativa de evolução de uma guerra de guerrilha a uma acção militar convencional, esboçada nessa ocasião.
    As FARC-EP proclamam-se uma organização marxista-leninista de inspiração bolivariana . Elas afirmam defender o pobre agricultor na luta contra as classe favorecidas colombianas e se opõem à influência americana na Colômbia, particularmente o Plano Colômbia. Outros proeminentes interesses das FARC incluem a luta contra a privatização dos recursos naturais, as corporações multinacionais, e as forças paramilitares. As FARC-EP dizem que estes objectivos motivam os esforços do grupo a tomar o poder na Colômbia por uma revolução armada. Tais esforços são principalmente a extorsão, seqüestro, e participação no tráfico ilegal de drogas.
    As FARC-EP afirmam estarem abertas a uma solução negociada do conflito via um diálogo com um governo flexível, que aceitasse certas condições como a desmilitarização de territórios e a liberação de todos os rebeldes prisioneiros (e extraditados) do movimento. Simultaneamente, elas reclamam que sem estas condições respeitadas, a revolução armada irá continuar como forma necessária de implantar os objectivos políticos do grupo. As FARC também afirmam continuar com a luta armada pois consideram o actual governo hostil..
    Críticas nacionais e internacionais caracterizam as FARC-EP como terrorista. Críticos ao movimento dizem que os métodos da organização desacreditam seus objectivos primeiros e sua ideologia. As FARC frequentemente atacam civis não envolvidos no conflito, instalam minas antipessoais, recrutam crianças-soldados, mantém reféns para trocá-los contra ranções e por razões políticas, alguns com mais de 10 anos de cativeiro, e são responsáveis pelo deslocamento de milhares de civis atingidos pelo conflito. O porta-voz das FARC Raul Reyes afirmou que elas sempre evitaram as casualidades civis, a não conscrição de civis e de soldados com menos de 15 anos, todavia ele reconhece que o uso de minas e morteiros são inerentemente perigosos à população civil.

    Continua....

    ResponderExcluir
  11. João Paulo Bregalda
    (continuaçao do texto acima)

    As FARC utilizam crianças como soldados e como informantes. A Human Rights Watch estima que as FARC possuem a maioria das crianças-soldados na Colômbia, aproximadamente 20% a 30% dos guerrilheiros possuem menos de 18 anos. Crianças que tentam escapar às fileiras podem ser punidas com tortura e morte por um pelotão de fuzilamento. Quanto às mulheres membros, a Human Rights Watch constata que uma das razões pela qual elas integram a organização é a fim de escapar do abuso sexual. Mulheres guerrilheiras possuem as mesmas prerrogativas e chances de serem promovidas como os homens. Contudo, meninas na guerrilha ainda estão submissas às pressões sexuais. Mesmo que o violo e o molestamento sexual não seja tolerado, vários comandantes homens usam seu poder para ter relações sexuais com garotas de baixa idade. Meninas como de 12 anos são obrigadas a usar contraceptivos, e devem abortar caso fiquem grávidas".
    O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América inclui as FARC-EP em sua Lista de Organizações Terroristas Estrangeiras, bem como a União Europeia. Ao todo, 31 países as classificam como grupo terrorista (Colômbia, Peru, Estados Unidos, Canadá e a União Europeia). Os governos de outros países latino-americanos como Equador, Bolívia, Brasil, Argentina, Uruguay e Chile não lhes aplicam esta classificação. O governo da Venezuela solicitou que lhes outorgue o status de força beligerante e não lhes considerem um grupo terrorista.
    Presentes em 24 dos 32 departamentos da Colômbia concentradas ao sul e leste do país, sobretudo nos departamentos e regiões do Putumayo, Huila, Nariño, Cauca e Valle del Cauca. Foi reportada a existência de operações militares e acampamentos nos países que fazem fronteira com a Colômbia como a Venezuela, Equador, Panamá e Brasil.

    João Paulo Bregalda de Oliveira Nº 2 3A

    ResponderExcluir
  12. O liberalismo ortodoxo era um ensinamento capitalista que esteve em vigor desde o século XIX. E somente em 1929, é que o mundo começou a ver esta doutrina de uma outra forma.

    Foi daí que começaram a refletir sobre a intercessão do Estado na economia, para diminuir a grande tendência dos Estados Unidos.

    Medidas inadiáveis forma seguradas para atender as classes nacionais dos países dependentes que estavam pouco resistentes. 

    No dia 27 de maio de 1964, ocorre a fundação da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Neste mesmo dia muitos soldados foram para Marquetália com o objetivo de conter 50 revoltosos fugitivos, que estavam sob o comando de Manuel Marulanda, o “Tiro Certo”. Estes 50 fugitivos se propagaram e formaram um grupo político de revolucionários com aproximadamente 30 mil homens, que agiam em todo o território nacional. Este grupo recebeu uma bandeira por terem tido a atitude de lutar pelo poder político para o povo todo.

    A FARC é um grupo guerrilheiro armado, composto por uma milícia civil armada, pelo Partido Comunista Clandestino Colombiano, e pelos grupos de simpatizantes. Estes grupos dão apoio desde ás ações revolucionárias de guerra, apóiam os revoltosos em atividades sigilosas, até o apoio ao abastecimento alimentício. 

    A maioria dos guerrilheiros da FARC são camponeses, mas também há alguns guerrilheiros com mais formação, que estão estudando Política, Psicologia e Economia para assumirem os cargos de comando, mas todos acreditam na FARC como uma forma de mudar a política do país.

    ResponderExcluir
  13. FARC

    No dia 27 de maio de 1964, ocorre a fundação da FARC (forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Neste mesmo dia muitos soldados foram para Marquetália com o objetivo de conter 50 revoltosos fugitivos, que estavam sob o comando de Manuel Marulanda, o “Tiro Certo”. Estes 50 fugitivos se propagaram e formaram um grupo político de revolucionários com aproximadamente 30 mil homens, que agiam em todo o território nacional. Este grupo recebeu uma bandeira por terem tido a atitude de lutar pelo poder político para todo o povo.
    A FARC é um grupo guerrilheiro armado, composto por uma melícia civil armada, pelo partido comunista clandestino colombiano, e pelos grupos de simpatizantes.
    Estes grupos dão apoio desde ás ações revolucionárias de guerra, apóiam os revoltosos em atividades sigilosas, até o apoio ao abastecimento alimentício.
    A maioria dos guerrilheiros da FARC são camponeses, mas também há alguns guerrilheiros com mais formação, que estão estudando política, psicologia e economia para assumirem os cargos de comando, mas todos acreditam na FARC como uma forma de mudar a política do país.
    A FARC está ligada à intensa disputa entre setores conservadores e neo-liberais com 20 famílias camponesas que reivindicam o direito à terra e à educação de seus filhos, que perpassou a primeira metade do século XX na Colômbia, na guerra que durou 16 anos, de 1948 a 1964.
    Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influência pela revolução cubana, os liberais aliados aos Conservadores que enviam tropas ao povoado de Marquetália.
    As FARC são acusadas de recrutar adolescentes como soldados. A Human Rights Watch estima que as FARC possuem uma parte dos combates menores de idade na Colômbia. Estima-se que entre 10 a 20 por cento dos combatentes da FARC têm menos de 21 anos, num total de aproximadamente 3500 combatentes adolescentes. A FARC recrutam boa parte de seus novos membros entre garotos de 10 a 14 anos de idade. Após se embrenharem na selva, os jovens são isolados do mundo exterior, da família e perdem o próprio nome, substituído por um “nome de guerra”.
    Um outro problema é o grande numero número de seqüestros. Pesquisas de opinião pública indicam que as FARC possuem 93% de rejeição na Colômbia. O motivo de tal antipatia, supõe-se, é devido ao fato de as FARC terem seqüestrado seis mil pessoas nos últimos dez anos, mantendo-os em condições sub-humanas. No final de 2007 o grupo tinha perto de oitocentos reféns em cativeiro.














    Larissa Manoel Faria/ 3°A/ n° 25

    ResponderExcluir
  14. Wellington n° 11 3°A
    As FARCs foi fundada em 1964, baseada no comunismo, e formaram um grupo político revolucionário com aproximadamente 30 mil homens, que agiam em todo o território da Colômbia. Depois de muito tempo ainda comandada pelo Manuel Marulanda - o histórico líder máximo conhecido como Tiro Certo – se transformou em um grupo político armado dividindo-se em 60 frentes guerrilheira.As Farcs insistiram que não têm relação com o narcotráfico e que as acusações nesse sentido são invenção dos EUA para justificar uma política intervencionista no país.
    Eles agem nas áreas urbanas e rurais, invadem casas e escolhem pelo tipo físico quem deve seguilos e caso não obedeça a família inteira morre. E se aqueles escolhidos não cumprirem treinamento e ordens lá na selva, os que restaram dessa família são literalmente fuzilados em pouquíssimo tempo.

    ResponderExcluir
  15. Eae prof... a fonte do meu trabalho é de uma revista, então peguei o endereço eletrônico:

    http://www.consciencia.net/2004/mes/07/farc-40anos.html

    A revista é Reportagem...

    ResponderExcluir
  16. Wesley N°:13 3°B
    entrega:21/10/09
    Tema:Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia

    As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo, também conhecidas pelo acrônimo FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração comunista, autoproclamada guerrilha revolucionária marxista-leninista, que opera mediante táticas de guerrilha. Lutam pela implantação do socialismo na Colômbia.
    As FARC são consideradas uma organização terrorista, obviamente, pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados Unidos, Canadá e pela União Européia. As principais organizações internacionais como a ONU e os governos de outros países latino-americanos, como Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação. O presidente Hugo Chávez rejeitou publicamente esta classificação em Janeiro de 2008 e apelou à Colômbia como outros governos a um reconhecimento diplomático das guerrilhas enquanto "força beligerante", argumentando que elas estariam assim obrigadas a renunciar ao sequestro e actos de terror a fim de respeitar a Convenção de Genebra. Cuba e Venezuela adoptam o termo "insurgentes" para as FARC.
    As FARC foram criadas em 64 como aparato militar do Partido Comunista Colombiano. Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.
    As FARC-EP continuam a se definir como um movimento de guerrilha. Segundo estimativas do governo colombiano, as FARC possuem entre 6 000 a 8 000 membros, uma queda de mais da metade dos 16 000 em 2001 (aproximadamente 20 a 30% deles são recrutas com menos de 18 anos de idade). Outras estimativas disponíveis avaliam em mais de 18 000 guerrilheiros, números que as próprias FARC reclamaram em 2007 numa entrevista com Raul Reyes.
    As FARC-EP estão presentes em 15-20% do território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes.[17] Segundo informações do Departamento de Estado dos Estados Unidos, as FARC controlam a maior parte do refino e distribuição de cocaína dentro da Colômbia, sendo responsável por boa parte do suprimento mundial de cocaína e pelo tráfico dessa droga para os Estados Unidos.
    Origem
    Origem das FARC está ligada à intensa disputa entre setores conservadores e neo-liberais com 20 famílias camponesas que reivindicavam o direito à terra e à educação de seus filhos, que perpassou a primeira metade do século XX na Colômbia, na guerra que durou 16 anos, de 1948 a 1964.
    Em 1964, temendo a radicalização da guerrilha camponesa, influenciada pela revolução cubana, os liberais aliados aos Conservadores que enviam tropas ao povoado de Marquetália.
    Os camponeses rebelados, na fuga para as regiões montanhosas da Selva, constituem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
    Inicialmente as FARC era composta por famílias camponeses e passa a receber crescentemente a influência do Partido Comunista Colombiano.

    Fonte: pt.wikipedia.org

    ResponderExcluir