Navio de Emigrantes - Lasar Segall - 1939-41
Alunos do 2º ano, sites para pesquisa.
http://www.socioambiental.org/
http://www.afroasia.ufba.br/index.php
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/
http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/
http://www.afroasia.ufba.br/index.php
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/
http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/
Obs: A sua opinião sobre o site visistado deverá ser postada na caixa de texto: POSTAR UM COMENTÁRIO/Colocar o número da chamada e a Escola.
Eu refleti ao ler o texto Afro-Asia ,que co9m a universidade fazendo essa publicção da historia dos negros no brasil é muito importante porque muitos das pessoas negras nao sabem da onde realmente é sua nacionalidade muitos nao sabem . Isso é bom porque tem causado debate e reflexãosobreo tema da escravidão em nosso País.nome:Glenda Mayara numero:27 escola:MBG
ResponderExcluirAGATHA SALVATI, 18
ResponderExcluirComo em uma balança as medidas tende para cada lado, ao ler sobre os indios, sua historia, e o seu hoje, não posso sentenciar minha opnião para apenas um lado, afinal os lados que acredito ser justos esta ao lado dos indios, mas a minha opnião de algumas atitudes destes, não. a terra e algo insdicutivel, pertence a tal, é menos do que o minimo, como um dos indios relata " Muito tempo atrás, nossos avôs viviam lá embaixo, na foz do rio Nhamundá, onde hoje é a cidade de Faro. Lá viviam no meio dos brancos, eram empregados deles, limpavam suas fezes, viviam como cachorro. Txikirifu, falou da razão pela qual eles estão retornando rio abaixo: “nossos avôs foram perseguidos pelos brancos e subiram para as cabeceiras, agora voltamos para nossa terra' . Eu estou achando esquisito isso, ‘lutar pela nossa terra’, mas é isso mesmo, estamos no lugar que sempre foi de nosso povo." percebe-se que ate para o decendente e dificil se ver como dono, pois o mundo já esta tão cheio de 'donos', donos incaciaveis. mas como e apenas um comentario não me estenderei, sendo apenas contra algumas praticas que acontecem nas aldeis, a falta de saude, é as doenças sexualmente trasmitiveis são um problema que não devemos ignorar, a cultura independente de como seja deve ser respeitada e seguida por aqueles que desejam, mas eu acredito que todos devem ter a oportunidade de conheçer tudo, para saber assim o que e melhor para sí, o nosso mundo não e melhor do que os deles, afinal o stresse não parece valer ter por um mundo capitalista, mas algumas justiças ( digo em relação ao machismo ) deveriam ser colocadas em pratica em qualquer cultura, afinal acredito que cultura e uma forma de viver, mas a cultura não pode ser mais importante do que a encencia humana. O que eu acredito ser errado e os decendentes cultivarem a cultura não por acreditar mais por ser algo favoravel a eles. (Não falo como um todo )
Jefferson n°9 2°a mbg
ResponderExcluirmuitas pessoas só por serem filhos ou netos de imigrantes acham ser melhores do que o resto. mas eles não sabem que seus pais avós vieram para cá só porque eram pobres e não tinham trabalho nos seus países de origem.
Thais Barbosa, nº 40 2º A MBG
ResponderExcluirhttp://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3386
Após a leitura da reportagem e de todos os assuntos discutidos nas aulas de geografia, percebi que tanto na reportagem quanto no mundo em geral, todos lutam pela mesma coisa: IGUALDADE! Igualdade entre os seres, saber respeitar as culturas por mais diferentes que sejam.
Em nosso país á uma imensa diversidade cultural, e saber respeitar essa diversidade é uma das maiores qualidades que se pode ter.
A reportagem acima trata-se de um assunto muito importante, a tentativa da igualdade educacional entre os povos indígenas. Hoje em dia, é muito difícil conciliar as duas culturas em questão de educação. Na reportagem fala de um projeto que tenta fazer justamente isto, dar educação aos povos indígenas de modo que não fiquem ‘’atrasados’’ em relação aos outros povos, mas nunca desmerecendo sua cultura. È um projeto que concilia duas culturas em uma forma de aprendizagem.
Confesso que nunca pensei em um projeto como este, mas achei uma idéia realmente incrível, que tem tudo para dar certo, pois os povos indígenas não ficaram atrás dos povos urbanos, nem a sua cultura se perderá, e deste modo eles conheceram seus passados e presentes, podendo decidir qual caminho seguiram.
Lembrem-se sempre, nosso país possui uma extensa diversidade cultural, então, VAMOS LUTAR PELA IGUALDADE!
Mayara Moreira-31/MBG
ResponderExcluirhttp://www.afroasia.ufba.br/index.php
A idéia da Universidade de criar uma revista que fale dos Afro-descendentes foi muito boa,pois é muito raro uma das faces da mídia debater ou colocar como foco os negros.
Talvez sejam poucos os que tenham contato com essa revista,mas tenho certeza pelo que eu vi que quem tiver contato pensará e olhará os negros com outros olhos,afinal esta revista abre horizontes,mostra uma cultura muito importante para a caracterização da população brasileira que temos hoje.
O que eu achei mais legal é que se teve várias edições dessa revista,o que prova que existe ainda pessoas que se imporatm com a igualdade social,não importando qual seja sua cor,religião ou maneira de se pensar...e esta revista ajuda muitos Afro-brasileiros a saberem a origem do teu povo,e terem mais orgulho ainda da história dos negros que sofreram muito até aqui mas que em nenhum momento deixaram sua raízes de lado.
E este assunto(negros)é um assunto quem vem provocando vários debates institucionais ou dentro de salas de aula,e com artigos como o desta revista ajudam a abrir as mentes para que começamos a ter um debate justo e correto,sem desvalorizar um povo que veio para o Brasil para somar várias coisas à nossa história.
Pra mim,tudo o que somos hoje,devemos muito mais aos negros-guerreiros do que aos outros povos que vieram depois!
Paulo Renato / N°:13 / 2°A / MBG
ResponderExcluirhttp://www.memorialdoimigrante.org.br/
Achei bem legal esse site colocar a opção de ver de que lugar os nossos antepassados vieram.Nesse site as pessoas podem ver se são mestiças de outros lugares.. pois á muita pessoas q são mestiças e não sabem,ou as vezes uma pessoa é negra e as pessoas acham q ela tem origem da africa mais vai q essa pessoa tem parentes de outros lugares alem da africa.. Espero q as pessoas vejam esse site e vejam as suas origens.
Akito - Nº:01 - 2ºA - MBG
ResponderExcluirMemorial do Imigrante
Um site legal,porque mostra os registros de quem veio imigrar no Brasil.
Bom saber que existe sites assim que mostra nossas origens, porque tem pessoas que justifica a pessoa só por causa da cor da pele e outras caractéristicas
Memorial do Imigrante
ResponderExcluirAcho boa essa ideia de 'expor' os registros dos imigrantes porque, várias pessoas que não sabem suas origens podem descobri-las e, quem quiser saber mais sobre os imigrantes também.
Maccelle, nº29 MBG
Culturas Brasileiras
ResponderExcluirMatrizes culturais brasileiras são culturas de outros paises que se relacionaram conosco formando nossa cultura.
Então na minha opinião,naquele tempo quando os Portugueses vieram para o Brasil eles ja trouseram um pouco da sua cultura para os indios
Cleber/wolverine nº04 2ºA MBG
Memorial Do Imigrante.
ResponderExcluirApós muito esforço consegui desvendar o mistério que se tornou este blog para mim, muito bem, em relação ao memorial do imigrante sua criação nos traz um benefício imenso, pelo fato de sermos um povo missegenado e por disponibilizar a muitas pesssoas os registros feitos por seus familiares.
Ana Carolina Prolungati nº22/2ºA/MBG
Esse museu pode ser muito util, pois através das informações poderemos saber mais sobre o nossos antepassados.Nataly/ 34 / 2ºA
ResponderExcluirpatrick Ramom/2A/n'42
ResponderExcluirmemorial do imigrante
O memorial do imigrante é interessante porque nos disponibiliza saber um pouco mais sobre a historia de nossos avos,bisavos pois mostra se eles foram registrados quando chegaram em nosso pais.
isso faz pensarmos tambem nas dificuldades que eles sofreram para ter buscar melhores condições de vida em lugar que eles nem sabiam como era.
muitas pessoas dizem hoje "com o nariz em pé" que seus antepassados vieram da Europa mas mal sabem a dificuldade que eles passaram para chegar até aqui,devemos sim ter orgulho de nossoa avos e bisavos pela coragem que tiveram em largar seus paises e devemos conhecermos melhor a historia dele,pois se não fossem por eles não estasriamos aqui!!!
Felipe Augusto n:07 2ºA MBG
ResponderExcluirMemorial dos imigrantes
A restauração do memorial dos imigrantes é de extrema importância,precisamos preservar a fatos históricos para as próximas gerações, para que ela assim como nós possam ter a graça de conhecer um pouco mais do nosso passado, alem de restauração, a novos projetos visando sempre despertar a curiosidade, as pessoas precisam saber o porque dos imigrantes,a maioria dos descendentes nem sabem o por que seus antepassados precisaram migrar, não conhecem um pouco das suas próprias raízes e isso definitivamente todo mundo precisa buscar
Ps: só vi pessoas do 2A do mario ...
é só a nossa sala que esta fazendo esse trabalho?
Vannucci / MBG
ResponderExcluirnº15
2ºa.
O memorial dos imigrantes é um patrimonio muito importante para a nossa cultura , para sabermos da onde q vieram nossos antepassados , isso é um meio de nós sabermos um poco mais sobre a nossa familia , arvore genealogica , tudo e mais um poco .
[wesley][V].[B].[P]. [2].[A] N: [17] MBG
ResponderExcluirMEMORIAL DO IMIGRANTE
Gostei dessa reportagem pois com isso eles mostram que ainda tem gente,(PESSOAS) que se importão com quem veio e quem foi de nosso pais, acho legal o negocio de anotarem sobre imigração. Pois se nos somos uma mistura de raças pq nao sebermos sobre de onde somos.
^^
atenciosamente:Wesley.[V].[B].[P].
e tbm de terem uma sede so para essas anotações,
eu mesm gostaria de ir la um dia para conhecer,
Shirley Cortez
ResponderExcluirnº30,2ºF,Dr.Afredo Pujol
Após a leitura da notícia "Pesquisadores expressam preoculpação com índios Awá-Guajá em carta à Dilma", percebi o quanto os índios não são lembrados, valorizados.
Os Awá-Guajá tem um número de 100 deles que ainda permanecem isolados no Brasil. Eles vivem mudando-se de lugar pelo fato de suas florestas serem invadidas por madeireiros.
Por isso que nós temos que dar mais importância aos índios do nosso Brasil, não deixando que esses povos sejam extintos. Adorei ler esta notícia, pois ela fala de um assunto muito importânte e interessante que acontece em nosso cotidiano e que nós não paramos um segundo se quer, para prestar atenção.
Cecília
ResponderExcluirnº:04 Série: 2ºF, Dr.Alfredo Pujol
Depois de ter lido o texto: Memorial do Imigrante em obras...
O museu está em restauração e para a segurança do acervo será transferido para outros locais.
Além de todo o restauro, eles estão visando a ideia de criar um novo projeto museológico.
Ao fim das obras o acervo será "devolvido" ao público para pesquisas etc.
Em relação a certidões e atestados, o acervo documental ficará sob a guarda do Arquivo do Estado de São Paulo.
A relação entre o Brasil e os diversos imigrantes marcou o país por completo. Não devemos deixá-los de lado, esse museu é de grande valia.
M.C./N:34/MBG
ResponderExcluirEu achei interessante a ideia da Universidade Federal de publicar uma revista a respeito dos afro-descendentes,assim,algumas pessoas podem refletir um pouco mais sobre o assunto,pois isso mostra que tem muitas pessoas que se importa com a desigualdade social,sem desvalorizar sua cor ou raça.
O Racismo Étnico e Social.
ResponderExcluirSabemos que no Brasil há muito racismo étnico e racismo social, o racismo etnico não tem sentido para mim, porque no Brasil é uma mistura de etnias com brancos (europeus), negros (africanos), amarelos (japoneses) e vermelhos (índios), como na minha família o meu pai é da família indigna e minha mãe e da família portuguesa, então nasci com uma mistura de étnicas diferentes, sou branco e levo um A-zão que é um gene dominante e um a-zinho que é gene recessivo e isto esta em mim, ou nas nossas veias, é claro você também pode estar levando um heterozigoto ou um homozigoto em suas veias que andam escondido nas suas gerações antecedentes que veio das etnias diversas isso não importa, o que importa e que sei que somos todos iguais, temos os mesmos sentimentos, as mesmas chances de se dar bem na vida, basta você querer, nesta vida tem pessoas que nos mostram que somos diferenças nas classes raciais e sociais, falando que não nos podemos nos juntar ou misturar. Um exemplo, a mídia nos impõe que são os brancos é os melhores, que os brancos são o centro do mundo, mas esquecem que os negros podem ser melhores do que os brancos, por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, ele é negro, o melhor jogador de futebol (Pelé) ele é da etnia negra, os melhores cantores também são negros. Então somos uma mesma nação, uma mesma sociedade, mas porem a vida não é deste jeito, MAS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA, NÃO É SÓ FALAR DE BOCA PARA FORA, MAIS SIM COLOCAR EM PRATICA, ESTE QUE É COM CERTEZA O OBJETIVO DO PROFESSOR EDSON e outros.
(PODEMOS MUDAR A HISTORIA POR QUE NÓS SOMOS A HISTORIA DO AMANHÃ, SEM RACISMO, MAS PARA ISSO TEMOS QUE TER MUITA UNIÃO E PAZ VAMOS REALIZAR O QUE MAIS PRETENDEMOS NESTA VIDA).
Matheus Ribeiro Xavier nº21 2ºB
escola: E.E. Mario Bulcão Giudice
http://www.socioambiental.org/nsa/nsa/detalhe?id=3389
ResponderExcluirLucas de Oliveira Santos Nº17 Pujol
De fato a busca pelo auto-suficiência plena do Brasil tem subido a cabeça, não é necessária a criação de mais uma usina hidrelétrica no Brasil, ainda mais levando em consideração a situação sob a qual serão erguidas as colunas de concreto.
São vários povos indígenas prejudicados, tais como as espécies prejudicadas e o bioma inteiramente afetado. Os movimentos contra a construção dessa usina, ao meu ponto de vista, procedem. Além de diminuir o fluxo do rio nos pontos de reservas indígenas e comunidades ribeirinhas, haverá uma área alagada de grandes proporções que depredará todos os mamíferos e aves que dependem daquele local.
Os índios tem todo o direito de lutar pelo que é seu, ou pelo que já foi seu, as comunidades indígenas tem sido tratadas com desdenho, a prova real é a construção dessa usina. Não será uma grande surpresa se nas próximas décadas não haja mais comunidades indígenas.
Achei interessante o fato de o Projeto de Política e Direito SocioAmbiental procurar preservar e reforçar as leis que defendem e dá os direitos aos índios assim como mais uma chance de cuidar e preservar um pouco mais do nosso "Verde". Acho que devemos valorizar e cultivar a cultura assim como também os próprios indios, que foram os primeiros habitantes do Brasil, por que cultivando este povo,teremos uma "peça viva" da nossa história, da nossa cultura e da história do nosso país. Enquanto aos direitos relativos ao meio ambiente, acho que assim como temos que lutar pelos nossos direitos, temos que cultivar os nossos rios, mares e todas as nossas florestas, por que assim garantimos a vida dos animais e prevenimos a sua extinção, que ocorre muitas vezes pelo fato de não possuir mais o seu habitat natural,devido a crueldade do homem.
ResponderExcluirSe colocarmos em prática e lutar pelos direitos de um mundo menos preconceituoso assim para com os indios, e menos ganancioso a fim de desmatar e construir edificios em cima da moradia de muitos animais, talvez teriamos um mundo melhor e sem avisos de que um dia isso tudo pode chegar ao fim.
Paula Thais Cavalheiro. nº27 2ºF
Caroline. Nº 09 --> Dr. Alfredo Pujol 2ºF
ResponderExcluirO tema que achei muito interessante,chamando assim a minha atenção por conta da boa ação,foi o site:
http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3371
Onde relata que, depois de tanto tempo de luta, os indios podem comemorar, pois uma grande mudança ocorreu, que foi poder cursar faculdade Federal no estado de Roraima.
Talvez, não fugindo muito do tema trabalhado em sala de aula.Podemos citar que por conta da cor de pela,religião e entre outros fatores,há sempre preconceito.E, foi por conta disso que essa reportagem me deixou tão feliz.Pois não há grupos que merece mais respeito dos "Caras Pálidas" rs' Do os indigenas, e temos muito o que apreender com eles.
Lobo Gothic Sl (MBG)
ResponderExcluirN°13
2° B
Li sobre os 3 assuntos de cima, já que o ultimo link não abriu! eis meus pensamentos sobre tudo isso:
O Brasil é um país com muita mistura de raças, porque no passado,e atualmente tbm, todo tipo de gente é recebida !
Atualmente, todo mundo vem pra cá porque quer, mas antigamente não era assim ! Como sou de origem espanhola, me desanima bastante saber que os espanhóis tinham uma vida tão dura lá, a ponto de ter que vir pra cá! Mas ninguém tem uma vida perfeita,na época em que houve as grandes migrações europeias,o Brasil tbm passava por problemas,e todos se quebraram com isso !
Sobre as questões de preconceito racial ou étnico, eu não acho que deva ser considerado crime,desde que não vire uma perseguição! Todo mundo tem o direito a ter sua opinião própria sobre as coisas,e a liberdade de expressão existe,todos gostando ou não, temos de respeitar. Podemos até discordar da opinião dos outros, mas pra esse caso, é melhor ter argumentos bem concretos! Cada um tem a sua ideologia,mas nem todos estão dispostos a ouvi-las! Outros povos podem até ter algo pra nos ensinar, mas o que é interessante pra um pode não ser pro outro.
Eu sou contra as perseguições por preconceito, mas por mais que diga que não,todo mundo tem algum tipo de preconceito,e cada um tem o direito de pensar do jeito que quer. Não se pode vir com conversas moralistas de que não se deve ter preconceito, pq não muda nada ! As pessoas que se sintam oprimidas, que mudem a opinião que os outros tem sobre elas, se não conseguirem...ops !
http://www.socioambiental.org/nsa/index_html
ResponderExcluir2ºB nº30
''Eu achei interessante essa reportagem pq fala sobre as situações climáticas de determinadas regiões. Ainda bem q os moradores conseguiram ser avisados antes para poderem salvar as suas vidas da enchente e seus pertences, como objetos, animais, roupas, etc...''
http://www.socioambiental.org/nsa/index_html
ResponderExcluir2ºB nº30 Mbg
''Eu achei interessante essa reportagem pq fala sobre as situações climáticas de determinadas regiões. Ainda bem q os moradores conseguiram ser avisados antes para poderem salvar as suas vidas da enchente e seus pertences, como objetos, animais, roupas, etc...''
http://www.socioambiental.org/nsa/index_html
ResponderExcluir2ºB nº32 Mbg
Li sobre a reportagem '' Campanha da solidariedade com o vale do ribeira'',e achei interessante porque chamou a ateção da população a ajudarem as pessoas que sofreram com a catástrofe que acabou distruindo alguns de seus pertences.Com isso esta entrevista fez com que as pessoas reconhecessem que precisam ajudar o próximo.
muitas pessoas só por serem filhos ou netos de imigrantes acham ser melhores do que o resto. mas eles não sabem que seus pais avós vieram para cá só porque eram pobres e não tinham trabalho nos seus países de origem.
ResponderExcluirÈ muito bom saber que ainda são realizados estudos sobre a cultura negra e asíatica,porque nosso país é praticamente formado pela mistura desses povos.Esses estudos nos faz refletir sobre os preconceitos que ainda interferem na vida de muitos.nº31 2ºb MBG
ResponderExcluirhttp://www.memorialdoimigrante.org.br/
ResponderExcluirAline R. Nº29 -2ºB - MBG
No Brasil existem milhares de pessoas de diferentes etnias, só que tem gente q não tem respeito com o outro por ser diferente, por ter vindo de outro país,apenas julgam pela cor de sua pele ou até mesmo pela aparência ,e não vendo o caráter delas ! Independente de qualquer coisa ,cada um tem a sua cultura ,e os seus costumes ,seja branco,negro,amarelo,vermelho ,devemos ter amor ao próximo ,respeitar as pessoas exatamente como elas são .Afinal todos nós somos seres humanos ,somos todos iguais independente de etnia ou cor !
No Brasil Existem Milhares De Imigrantes De Diferentes Raças Cores Costumes e Etc.Mais Nem Todos Se Respeitam Simplismente Os Julgamos Como Eles Nos Julgam Por Sermos Diferentes Um Dos Outros.Bom Cada Um Vem De Culturas e Costumes Diferentes,Sejam Elas Qual For.Nos So Temos Que Respeitar Uns Aos Outros Pois Somos Todos Seres Humanos Imdependente De Qualquer Coisa.
ResponderExcluirhttp://www.memorialdoimigrante.org.br/
Luis Felipe Ynoue (Nº18-MBG)
Obs:Desculpa Qualker Erro Ai Professor Costumei Escrever Assim No Computador.
Are you ready for this comment?
ResponderExcluirÉ bom saber que alguns sites continuam sendo atualizados, a maioria de sites com estes propósitos normalmente são abandonados, etc., afinal, ninguém procura aprofundar os conhecimentos sobre estes assuntos, fora se preciso.
Convivemos com várias culturas de povos, países e continentes diferentes, até mesmo com culturas "internas" que são as famosas *TRADIÇÕES DE FAMÍLIA* que muita das vezes são aprendidas por outros e então compartilhadas como cultura ou conhecimento. Através destes conhecimentos nos tornamos ignorantes, muitas das vezes por não tentar entender o assunto e apenas recebê-lo 'mastigado' e assim 'dançar conforme a música'. Quando digo isto, me refiro ao escravismo e as imigrações.
Sobre o escravismo:
O homem branco ao ver o homem negro o julgou inferior por ser diferente, de uma etnia e cultura diferente, isso foi ensinado ao resto da população, a tratá-los como animais e depois aconteceu o mesmo com os índios, porém desta vez por viverem em mata atlântica e andarem nus.
Sobre as imigrações:
Foi um modismo meio que inventado na época, pois as pessoas viviam "mal" em seus países de origem, faltavam recursos para se ter uma boa vida, isso foi virando ideia de que, se viessem para um país em colonização, poderiam ter uma vida melhor como senhores de terras e enfins(um bom exemplo hoje em dia, é que acontece o mesmo com nordestinos em relação a São Paulo, acreditam eles que se vierem para cá terão uma vida melhor, mas nem sempre é o caso, porém nesse caso ocorre uma *migração*).
De fato, estes conhecimentos foram passados por gerações até os dias de hoje, onde há uma grande diferença, agora todos convivemos juntos, seja negro, amarelo, vermelho, branco, azul, rosa, etc.(apenas exemplos). Acredito eu que o respeito para com o próximo, educação e conhecimento aprofundado são os principais fundamentos para tomarmos atitudes certas, pois vivemos em uma sociedade modista e incerta, aonde se um consegue uma coisa, todos querem, se outro consegue outra, todos querem. A miscigenação ocorreu no Brasil através das imigrações, nestas vieram vários povos diferentes, portugueses, espanhóis, italianos, russos, ingleses, etc., por estes ocorridos, hoje somos o país com maior diversidade cultural, porém tendo sua própria cultura e não rebaixando-a.
This text make me happy :)
Atenciosamente,
Caio Machuco Sales, nº02, 2ºB, E.E. Profº Mário Bulcão Giudice
OBS.: Qualquer erro de português favor contatar-me.
No Brasil existe muitos imigrantes,sempre em busca de um bom emprego,melhores condiçôes de vida.muita gente aida emprega imigrantes pela cor da pele e .nâo pela capasidade de t rabalho. eu penso que todos somos iguais.
ResponderExcluirQue pena que no brasil ainda existe preiconceito com imigrantes.Eles tem a mesma capasidade de trabalha mais a palavra imigrante ainda é muito forte pra algumas pessoas.
ResponderExcluirVC È O MELHOR PROFESSOR DO UNIVERSO.S2
ResponderExcluirSOCIOAMBIENTAL -
ResponderExcluirSites como esse são muito interessantes pra quem gosta de saber o que acontece no meio-ambiente, tanto no mundo todo, como aqui no Brasil.Eu achei muito bom porque fala de vários assuntos direcionados á natureza, á saúde do planeta.Isso faz com que as pessoas se conscientizem com o que está acontecendo com o mundo.Muitas vezes o ser humano reclama da poluição, de enchentes, de tempestades, de furacões, de terremotos...mas isso é só um sinal da natureza que está devolvendo a nos o que demos a ela; destruição.E eu acho que se cada um fizesse realmente a sua parte o mundo mudaria " Seja a mudança que voce quer ver no mundo." - Mahatma Gandhi.
Sabrina Moreira Ribeiro, n° 36 2°B - MBG.
Professoooooor Édsoooooooooooooooon, O MELHOR DO MUNDO TODO! hihihi *--------* eu amo voce tio pança!! ;D Sabrina 2°B
ResponderExcluirA puxação de saco vai fazer com que as notas aumentem ?
ResponderExcluiré muito importante ter um memorial para os imigrantes!!!pois sem eles o Brasil não seria o que é hoje,com tamanha diversidade cultural e étnica!!!!sem os imigrantes a maioria de nós poderia não estar aqui hoje,pois quase todos descendemos de europeus ou asiaticos...
ResponderExcluirYan marques garcia nº 28 2ºB (MBG)
ResponderExcluirhttp://www.memorialdoimigrante.org.br/
Muito boa a ideia de refazer um memorial aos nossos imigrante que tanto fizeram crescer nosso brasil
dentro do possivel.